O desenvolvimento da compreensão oral e em leitura em um programa temático baseado em tarefas
Resumen
Este trabalho discute o desenvolvimento das habilidades de compreensão oral e escrita em língua inglesa a partir da implementação de um programa temático de ensino baseado em tarefas em duas 5as séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de diários, gravações de aulas em áudio e vídeo, questionários e testes de rendimento em dois momentos do processo de implementação, de modo que os resultados pudessem ser comparados entre si. Para verificar se os ganhos de aprendizagem haviam sido significativos, duas 6as séries realizaram os mesmos testes de compreensão oral e em leitura e os seus resultados foram comparados com aqueles dos sujeitos desta pesquisa. Nos contextos pesquisados, os alunos apresentaram ganhos de aprendizagem, sendo eles mais significativos na habilidade de compreensão oral.
Descargas
Referencias
BREEN, M.P. Process syllabuses for the language classroom. In: Brumfit, C.J. (Ed.). General English Syllabus Design. Oxford: Pergamon Press and the British Council, 1984.
BREEN, M.P. Learner contributions to task design. In: Candlin, C.N.; Murphy, D. Language Learning Tasks Lancaster Practical Papers in English Language Education, 7. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall International, 1987a.
BREEN, M.P. Contemporary paradigms in syllabus design. Part I. Language Teaching, 20(2), p. 81-92, 1987b.
CANDLIN, C.N. Towards task-based language learning. In: Candlin, C.N.; Murphy, D. Language Learning Tasks Lancaster Practical Papers in English Language Education, 7. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall International, 1987.
ELLIS, R. Interpretation-based grammar teaching. System 21(1), p. 69-78, 1993.
ELLIS, R. Interpretation tasks for grammar teaching. TESOL Quarterly 29(1), p. 87-105, 1995.
FOTOS, S.; ELLIS, R. Communicating about grammar: a task-based approach. TESOL Quarterly 25(4), p. 605-626, 1991.
LONG, M.H. A role for instruction in second language acquisition: Task-based language teaching. In: Hyltenstam, K.; Pienemann,M. Modelling and Assessing Second Language Acquisition. Clevedon: Multilingual Matters, 1985.
LONG, M.H.; CROOKES, G. Three approaches to task-based syllabus design. TESOL Quarterly 26(1), p. 27-56, 1992.
LONG, M.H.; CROOKES, G. Units of analysis in syllabus design - the case for task. In: Crookes, G.; Gass, S.M. (Org.). Tasks and Language Learning - Integrating Theory and Practice. Clevedon: Multilingual Matters Ltd, 1993.
NUNAN, D. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge: CUP, 1989.
PRABHU, N.S. Procedural syllabuses. In: Read, J.A.S. (Ed.). Trends in Language Syllabus Design. Cingapura: SUP, 1984.
PRABHU, N.S. Second Language Pedagogy. Oxford: OUP, 1987.
RICHARDS, J.C.; PLATT, J.; WEBER, H. Longman Dictionary of Applied Linguistics. London: Longman, 1986.
SCARAMUCCI, M.V.R. CELPE-Bras: Por que um exame comunicativo. In: Cunha, M.J.; Santos, P. (Org.). Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. Universidade de Brasília, DF, 1996.
SKEHAN, P. A Framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics 17(1), p. 38-62, 1996.
SKEHAN, P.; FOSTER, P. Task type and task processing conditions as influences on foreign language performance. Working Papers in English Language Teaching 3. London: Thames Valley University, 1995.
TERZI, S.B. A Construção da Leitura. Campinas: Ed. Pontes, 1995.
WILLIS, J. A Flexible framework for task-based learning. In: Willis, J.; Willis, D. (Ed.). Challenge and Change in Language Teaching. Oxford: Heinemann, 1996.
XAVIER, R. P. A aprendizagem em um programa temático de língua estrangeira (Inglês) baseado em tarefas em contextos de 5ª série do ensino fundamental. 1999. 358p. Vol.I e 181p. II - Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


