A Experiência na Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras

levantamento, conceituação, referências e implicações para pesquisa

Autores/as

  • Laura Miccoli UFMG ##default.groups.name.author##

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência na pesquisa em lingüística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras (LAELE) no Brasil. A partir da motivação epistemológica, apresento os resultados das referências à experiência em títulos e resumos de artigos em publicações nacionais de 2000 a 2005. A explicitação do conceito experiência na filosofia e nas ciências cognitivas e a revisão de pesquisas nas áreas precede a discussão de sua importância e a apresentação de implicações para uma epistemologia para a sala de aula de línguas a partir da experiência. Sugere-se que novas pesquisas com foco nas experiências de professores e estudantes sejam realizadas para revelar os processos e dinâmicas associadas a elas, tendo por meta sentido, mudança e a transformação na sala de aula de língua além do fortalecimento da pesquisa em LAELE.

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Publicado

12-02-2012