A naturalização da miséria contemporânea
análise discursiva crítica de uma circular de condomínio
Mots-clés :
Análise de Discurso Crítica, situação de rua, apartaçãoRésumé
Neste trabalho, parto do referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica para analisar o relatório de uma reunião, apresentado como circular aos/às condôminos/as de um prédio de classe média da Asa Sul de Brasília. O tema da circular é uma reunião, realizada entre o síndico do prédio, comerciantes locais e autoridades do Governo do Distrito Federal, acerca de um grupo de "moradores de rua" que se havia estabelecido nas proximidades do edifício residencial e de estabelecimentos do comércio local. O texto foi analisado discursivamente, tendo como categorias analíticas estrutura genérica, modalidade, intertextualidade, pressuposição e avaliação. Discuto a naturalização da miséria em sociedades contemporâneas a partir da internalização de discursos hegemônicos os quais operam um apagamento de direitos sociais básicos.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002 [1929]
BOURDIEU, P. (Org.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
_____ Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BUARQUE, C. A diáspora da modernidade. In: BURSZTYN, M; ARAÚJO, C.H. Da utopia à exclusão: vivendo nas ruas em Brasília. Rio de Janeiro: Garamond; Brasília: Codeplan, 1997. p. 9-12.
_____ A segunda abolição: um manifesto-proposta para a erradicação da pobreza no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
_____. Admirável mundo atual: dicionário pessoal dos horrores e esperanças do mundo globalizado. São Paulo: Geração Editorial, 2001.
_____ O que é apartação: o apartheid social no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.
BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003a.
_____ Da pobreza à miséria, da miséria à exclusão: o caso das populações de rua. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003b. p. 27-55.
_____; ARAÚJO, C.H. Da utopia à exclusão: vivendo nas ruas em Brasília. Rio de Janeiro: Garamond; Brasília: Codeplan, 1997.
CEVASCO, M.E. In: JAMESON, F. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 7-16.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003.
ESCOREL, S. Vivendo de teimosos: moradores de rua da cidade do Rio de Janeiro. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. p. 139-171.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
_____ Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. London: Routledge, 2006.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Hodder Arnold, 1985.
NASCIMENTO, E.P. Dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
RESENDE, V. M. Literatura de cordel no contexto do novo capitalismo: o discurso sobre a infância nas ruas. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília.
RESENDE, V. M.; V. RAMALHO. Análise de Discurso-Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, L.T. O desastre social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 1995.
WODAK, R. De qué trata el análisis crítico del discurso (ACD). Resumen de su historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: WODAK, R.; MEYER, M. (Org.). Métodos de Análisis Crítico del Discurso. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 17-34.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


