O processo de construção da relação enunciador/enunciatário nas canções de Chico Buarque
Trocando em Miúdos
Palabras clave:
enunciação, instância enunciativa, sujeito, autoriaResumen
O objetivo do artigo é analisar, à luz da teoria de Benveniste, algumas estratégias discursivas de construção das instâncias enunciativas presentes nas composições de Chico Buarque e os efeitos de sentido por elas produzidos. Inicialmente, são apresentados os princípios básicos do quadro teórico de referência, evidenciando como tais estratégias são utilizadas na construção da relação enunciador/enunciatário, em algumas das composições deste autor. Em seguida, tomando como objeto de análise a canção Trocando em Miúdos, são analisados os modos de integração e articulação de tais estratégias, no processo enunciativo, com o intuito de demonstrar que a relação enunciador/enunciatário constitui-se como um fator essencial no processo de construção da autoria e da noção de sujeito.
Descargas
Referencias
BARTHES, Roland. Por que gosto de Benveniste. In.:______. O rumor da língua. Trad. António Gonçalves. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1984. p.149-152.
BENVENISTE, Emile. Problemas de lingüística geral I. Trad. Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri. 2. ed. Campinas: Pontes e Editora da Unicamp, 1988. 387p.
______. Problemas de lingüística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes e Editora da Unicamp, 1989. 294p.
BRANDÃO, Helena N. Subjetividade, argumentação e polifonia. A propaganda da Petrobrás. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998. 191p.
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Tradução de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1979. 219p.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque, letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 295p.
NASCIMENTO, Milton do. Texto, hipertexto e intertextualidade. Belo Horizonte, 2000. 23f. Não Publicado.
VIEIRA, Martha Lourenço. O papel da composição da cena enunciativa no processo de aquisição do texto escrito. 2004. 249 f. Tese (Doutorado em Educação e Linguagem) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


