Identidade e discurso em "Avenida Brasil"; "Falar, Ler e Escrever Português" e "Ponto de Encontro"
Mots-clés :
análise do discurso, livro-texto, português como língua estrangeira, discurso, ideologiaRésumé
Este trabalho analisa três livros-texto de português como segunda língua, empregando métodos da Análise Crítica do Discurso focados no conceito de identidade: Avenida Brasil 1 (1991), Falar, Ler, Escrever Português (1999) e Ponto de Encontro (2007). Discutimos (1) o conceito de linguagem, conhecimento e de aprendizagem de um idioma estrangeiro presentes no texto; (2) as relações de poder entre o emissor-emissário e no próprio texto; e (3) como o texto apresenta os conceitos de identidade, cultura e sociedade, o Brasil e o estrangeiro. Os resultados mostram que os três livros empregam estratégias discursivas diferentes para seduzir o leitor e tratam de temas relacionados à ideologia, linguagem, o processo de aprendizagem linguístico e cultura. Eles mostram, assim, perspectivas muito diferentes das possibilidades discursivas em português como segunda língua.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação cerebral. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRUTON, Anthony. In what ways do we want EFL coursebooks to differ? System, 25(2), p. 275-284, 1997.
CAHNMANN, Melisa. Using Critical Discourse Analysis to understand and facilitate identification processes of bilingual adults becoming teachers. Critical Inquiry in Language Studies, 2(4), p. 195-213, 2005.
FAIRCLOUGH, Norman. Analyzing Discourse. Oxon, UK: Routledge, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2003.
GASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition: an introductory course. Mahwah, NJ, USA: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
HERMAN, Deborah. It's a small world after all: from stereotypes to invented worlds in secondary school Spanish textbooks. Critical Inquiry in Language Studies, 4(2-3), p. 117-150, 2007.
JÄGER, Sigfried. Discourse and knowledge: theoretical and methodological aspects of a critical discourse and dispositive analysis. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael. (Ed.). Methods of Critical Discourse Analysis. London: SAGE Publications, 2001.
KRAMSCH, Claire. Foreign language textbooks' construction of foreign reality. Canadian Modern Language Review, 44(1), p. 95-119, October 1987.
KRAMSCH, Claire. The cultural component of language teaching. Language, Culture and Curriculum, 8(2), 1995.
KRAMSCH, Claire et al. Framing foreign language education in the United States: The case of German. Critical Inquiry in Language Studies, 4(2-3), p.151-178, 2007.
KLOBUCKA, Anna et al. Ponto de Encontro: Portuguese as a world language. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 2007.
KUBOTA, Ryuko. The politics of cultural difference in second language education. Critical Inquiry in Language Studies, 1(1), p. 21-39, 2004.
LEEMAN, Jennifer; MARTÍNEZ, Glenn. From identity to commodity: Ideologies of Spanish in heritage language textbooks. Critical Inquiry in Language Studies, 4(1), p. 35-65, 2007.
LIGHTBOWN, Patsy. Classroom SLA Research and Second Language Teaching. Applied Linguistics, 21/4, p. 431-462, Oxford: Oxford University Press, 2000.
LIMA, Emma et al. Avenida Brasil 1: curso básico de português para estrangeiros. São Paulo: EPU, 1991.
LIMA, Emma; IUNES, Samira. Falar, Ler, Escrever Português. São Paulo: EPU, 2002.
LIMA, Emma et al. Diálogo Brasil. São Paulo: EPU, 2003.
RIFKIN, Benjamin. Gender representation in foreign language textbooks: A case study of textbooks of Russian. The Modern Language Journal, 82(2), p. 217-236, Summer, 1998.
SANTOS, Denise. Learning English as a foreign language in Brazilian elementary schools: textbooks and their lessons about the world and about learning. Paradigm, 2(5), p. 25-38, 2002.
SCOLLON, Ron. Action and text: towards an integrated understanding of the place of text in social (inter)action, mediated discourse analysis and the problem of social action. In: WODAK, Ruth; MEYER, Michael (Ed.). Methods of Critical Discourse Analysis. London: SAGE Publications, 2001.
SUNDERLAND, Jane et al. From representation towards discursive practices: Gender in the foreign language textbook revisited. LITOSSELITI, L.; SUNDERLAND, J. (Ed.), Gender identity and discourse analysis. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2002. p. 223-255.
TAYLOR, Lisa. Cultural translation and the double movement of difference in learning 'English as a 2nd identity'. Critical Inquiry in Language Studies, 3(2-3), p. 101-130, 2006.
THOMSON, Chihiro; OTSUJI, Emi. Evaluation of business Japanese textbooks: issues of gender. Japanese Studies, 23(2), p. 185-203, Sept. 2003.
TITSCHER, Stephan et al. Methods of Text and Discourse Analysis. London: SAGE Publications, 2005.
TRAIN, Robert. "Real Spanish": Historical perspectives. Critical Inquiry in Language Studies, 4(2-3), p. 207-235, 2007.
Van DIJK, Teun. Ideology: A multidisciplinary approach?. London: SAGE Publications, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


