O desenvolvimento do senso crítico no exercício de identificação e escolha de argumentos
Resumen
O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que a prática relativa à identificação ou seleção de argumentos pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do senso crítico, desde que o professor possua alguns referenciais teóricos sobre o assunto e empregue uma metodologia adequada. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é oferecer esclarecimentos teóricos e sugestões práticas de como desenvolver a capacidade crítica do aluno na escolha ou identificação de argumentos na produção de textos.
Descargas
Referencias
ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 2a ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARRAHER, D. W. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. 3. ed., São Paulo: Pioneira, 1995.
FERNANDES, M. Fábulas fabulosas. 7. ed., Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1963.
FIORIN, J. L. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. L. P. de; FIORIN, J. L. (Orgs.) Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994, p.29-36.
FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta de transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000, p.177-81.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1987.
LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
MONTEIRO LOBATO, J. B. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1960.
NICOLESCU, B. A pratica da transdisciplinaridade. In: NICOLESCU, B. et al. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000, p.139-52.
PAULINO, G. et al. Intertextualidade: teoria e prática. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 1997.
PERELMAN, 'C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RATHS, L. E. et al. Ensinar a pensar. 2. ed., São Paulo: EPU, 1977.
SILVA, E. R. da. O ponto de partida da argumentação: o desenvolvimento do senso crítico. Taubaté, São Paulo: Cabral Editora Universitária, 2000.
TISHMAN, S et al. A cultura do pensamento na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Elisabeth Ramos da Silva (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


