A negociação da moralidade através da produção de justificativas na reconstrução da narrativa do abuso sexual de crianças

um estudo situado

Auteurs

  • Mariléia Sell UNISINOS ##default.groups.name.author##

Mots-clés :

fala-em-interação, Etnometodologia, abuso sexual infantil, justificativas, moralidade

Résumé

Esta pesquisa, ancorada nos preceitos teóricos da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Análise da Conversa (SACKS, 1992) estuda qualitativamente interações entre um conselheiro tutelar e crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O objetivo é observar como a experiência do abuso é significada e realinhada com as expectativas morais e sociais (BERGMANN, 1998). A análise das interações mostra que as crianças maiores realizam um trabalho moral defensivo de forma mais ativa (DREW, 1988), enquanto as crianças menores se engajam menos neste tipo de atividade. Esse dado indica que as crianças maiores possivelmente se orientam para o paradoxo da vitimização e da culpabilização das vítimas de abuso sexual (SANTOS, 2003), demonstrando maior socialização sobre como narrar histórias com implicações morais e sobre como performar a vítima “ideal” (TRINCH, 2013).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, A. A construção da masculinidade na fala-em-interação em cenários escolares. 2009. 298 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)- Instituto de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

ARUNDALE, R. Constituting face in conversation: face, facework and interactional achievement. In: Journal of Pragmatics. v. 35, p. 1453-1469, 2010.

ARUNDALE, R. Face as relational and interactional: A communication framework for research on face, facework, and politeness.In: Journal of Politeness Research. v. 2, p. 193-216, 2006.

BERGMANN, J. R. Introduction: Morality in Discourse.In: Research on Language and Social Interaction. v. 31, p. 279-294, 1998.

BERGMANN, J. R. Veiled morality: notes on discretion in psychiatry. In: DREW, P.; HERITAGE, J. (Ed.). Talk at work: Interaction in institutional settings. Cambridge, England. Cambridge University Press, 2002. p. 137-162.

BOLDEN, G.; ROBINSON. J. D. Soliciting Accounts with Why- Interrogatives in Conversation. In: Journal of Communication. v. 61, p. 94-119, 2011.

BRASIL. Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

BUTTNY, R. Social accountability in communication. London: Sage Publications, 1993.

CAMERON, D. Language, Gender, and Sexuality: Current Issues and New Directions. In: Applied Linguistics, Oxford. v. 26, p. 482-502, 2005.

CARVALHO, T. O trabalho interacional de provimento de justificativas no disque saúde (AIDS). 2012. 98 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada)- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012.

COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

DE FINA, A. Narratives in interview-The case of accounts.In: Narrative Inquiry. v. 19, p. 233- 258, 2009.

DEL CORONA, M. O universo do 190 pela perspectiva da fala-em-interação. 2011. 246 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada)- Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.

DREW, P. Complaints about transgressions and misconduct. In: Research on Language and Social Interaction. Lawrence Erlbaum Associates. v. 31, p. 295-325, 1998.

FETTERMAN, D. Ethnografhy step by step. London. Sage, 1998.

FIRTH, A. 'Accounts' in negotiation discourse: A single-case analysis. In: Journal of Pragmatics. Elsevier. v.23, p. 199- 226, 1995.

GARCEZ, P. A perspectiva da análise da conversa etnometodológica sobre o uso da linguagem em interação social. In: LODER, L.; JUNG, N. (Ed.). Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado das Letras, p.17-38, 2008.

GARFINKEL, H. Studies in ethnometodology.In: Englewood Cliffs. NJ: Prentice-Hall, 1967.

GOFFMAN, E. The presentation of the Self in Everyday Life. New York: Anchor Books, 259 p., 1959.

HERITAGE, J.; RAYMOND, G. Navigating Epistemic Landscapes: Acquiescence, Agency and Resistance in Responses to Polar Questions. In: DE RUITER, J.P. (Ed.). Questions: Formal, functional and interactional perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, p. 179-192, 2012.

HUTCHBY, Y. Active listening: Formulations and the elicitation of feelings-talk in child counseling. In:. Research on Language and Social Interaction v. 38, n.3. p. 303-329, 2005.

JEFFERSON, G. On the organization of laughter in talk about troubles. In: ATKINSON, J. M.; HERITAGE, J. (Ed.). Structures of social action. Cambridge, 1984. p. 346-369.

LERNER, G. Finding "Face" in the Preference Structures of Talk-in-Interaction. In: Social Psychology Quarterly. v. 59, p. 303-321, 1996.

MACMARTIN, C. (Un)reasonable Doubt? The invocation of Children´s Consent in Sexual Abuse Trial Judgments. In: Discourse & Society. v. 13, p. 9- 40, 2002.

MAYNARD, D. W. Bad News, Good News. In: Conversational Order in Everyday Talk and Clinical Settings. Chicago. The University of Chicago Press, 337p., 2003.

MAYNARD, D. W. Inside plea bargaining: The language of negotiation. New York: Plenum, 1984.

MILLS, W. C. Situated Actions and Vocabularies of Motive. In; American Sociological Review. v. 6, p. 904-913, 1940.

OCHS, E.; CAPPS, L. Narrating the self. Annu. In; Rev. Anthropol. v. 25 p. 19-43, 1996.

OCHS, E. Becoming a speaker of culture. In: KRAMSCH, C. (Ed.). Language Acquisicion and Language Socialization: Ecological Perspectives. London, p. 99-120, 2002.

OCHS, E; CAPPS, L.Narrative Authenticity.In: Journal of Narrative and Life History. v. 7, p. 83-89, 1997.

OCHS, E. Constructing Social Identity: A Language Socialization Perspective. In;. Research on Language and Social Interaction v. 26, p. 287-306, 1993.

OCHS, E; KREMER-SADLIK, T. Introduction: morality as family practice. In: Discourse & Society. Sage Publications, v. 18, p. 5-10, 2007.

O´REILLY, K. Key concepts in ethnography. London. Sage, 240 p., 2009.

OSTERMANN, A. C.; CARVALHO T. Comunicação Pessoal. 2012.

PSATHAS, G. Studying the Organization in Action: Membership Categorization and Interaction Analysis. In: Human Studies. Boston, v. 22, p.139-162, 1999.

ROBINSON, J. D.; BODEN, G. B. Preference organization of sequence-initiating actions: The case of explicit account solicitations.In: Discourse Studies. v. 12, n. 4, p. 501-533, 2010.

SACKS, H; SCHEGLOFF, E.; JEFFERSON, G.A Simplest Systematics for the Organization of Turn-Taking for Conversation. In: Language. v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974.

SACKS, H. Lectures on Conversation. Oxford: Blackwell Publishers, 1992. v. I- 819 p, v. II- 580 p.

SAMRA-FREDERICKS, D. Ethnomethodology and the moral accountability of interaction: Navigating the conceptual terrain of 'face' and face-work. In:. Journal of Pragmatics v. 42, p. 2147-2157, 2010.

SANTOS, B. R. Contribuições para um balanço das campanhas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. In: LIBÓRIO, R. M. C.; SOUZA, S. G. (Ed.). A exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Reflexões teóricas, relatos de pesquisas e intervenções psicossociais. Casa do Psicólogo, p. 99- 147, 2003.

SCHEGLOFF, E. A. Whose Text? Whose Context? In: Discourse and society. v. 8, p. 165-187, 1997.

SCHEGLOFF, E. A. Narrative analysis 30 years later. In: Journal of Narrative and Life History. v. 7, p. 97-106, 1997.

SCHIEFFELIN, B. B; OCHS, E. Language Socialization. In: Ann.. Rev. Anthropolv.15, p. 163-191, 1986.

SCHNACK, C.; PISONI, T.; OSTERMANN, A. C.Transcrição de fala: do evento real à representação escrita. In: Entrelinhas. v. 2, p. 1-7, 2005.

SCOTT, M. ; LYMAN, S. Accounts., American Sociological Review v. 33 p. 46- 62, 1968. Reprinted. In: BRISSET. D.; EDGLEY C. (Ed.). Life as Theater: a Dramaturgical Sourcebook. Aldine Publishing Company, p. 219-238, 1990.

SELL, M.; OSTERMANN, A. C.Análise de Categorias de Pertença (ACP) em estudos de linguagem e gênero: A (des) construção discursiva do homogêneo masculino. Alfa, v.53, p. 11-34, 2009.l

SEMIN, G.; MANSTEAD, A. The accountability of conduct: A social psychological Review. v. 41, p. 838-849, 1983.

STIVERS, T; MONDADA, L; STEENSIG, J. The morality of knowledge in conversation. Cambridge University Press, 2011.

STOKOE, E. H. Mothers, Single Women and Sluts: Gender, Morality and Membership Categorization in Neighbour Disputes. In: Feminism & Psycology. v. 13, p. 317-344, 2003.

TRINCH, S. Recalling rape: moving forward from what we know about rape. In: HEFFER, C.; ROCK, F.; CONLEY, J. (Ed.). Legal-Lay Communication: Textual Travels in the Law. Oxford: Oxford University Press, p. 288-305, 2013.

VAN DE MIEROOP, D. Identity negotiations in narrative accounts about poverty. In:. Discourse & Society v.22, p. 565-591, 2011.

WENGER, E. Comunities of Practice: Learning, Meaning and Identity. New York: Cambridge University Press, 1998.336 p.

Téléchargements

Publiée

2015-09-21