Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês

Autores/as

  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior Universidade Federal de Minas Gerais ##default.groups.name.author##
  • Gabriela Santos Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais ##default.groups.name.author##
  • Mayra Garcia da Silva Universidade Federal de Minas Gerais ##default.groups.name.author##
  • Cynthia Maria Aguilar Paulino Universidade Federal de Minas Gerais ##default.groups.name.author##

Palabras clave:

affordances, habilidades orais, língua inglesa, tecnologias digitais

Resumen

O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro, nas modalidades tanto presencial quanto a distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais de uma disciplina on-line. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais interativas permitiram o planejamento e a (re)gravação de suas produções orais, assim como a prática da compreensão oral, possibilitando que eles identificassem seus erros e dificuldades.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior, Universidade Federal de Minas Gerais
    Faculdade de Letras, Professor Adjunto de Língua Inglesa
  • Gabriela Santos Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda em Letras - Inglês
  • Mayra Garcia da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda em Letras - Inglês
  • Cynthia Maria Aguilar Paulino, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda em Letras - Inglês

Referencias

ARAGÃO, R. C. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 83-112, 2017. Disponível em: https://goo.gl/UeUxEr >. Acesso em: 3 ago. 2017.

ARAGÃO, R. C.; PAIVA, V. L. M. O.; GOMES JUNIOR, R. C. Emoções no desenvolvimento de habilidades orais com tecnologias digitais. Calidoscópio, São Leopoldo, no prelo.

CHEMERO, A. An outline of a theory of affordances. Ecological Psychology, London, v. 15, n. 2, p. 181-195, 2003. DOI: https://doi.org/10.1207/S15326969ECO1502_5

CHEN, H. H. Developing and evaluating an oral skills training website supported by automatic speech recognition technology. ReCALL, New York, v. 23, n. 1, p. 59-78, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0958344010000285

DIAS, R.; PIMENTA, S. M. O. Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 711-733, 2015. Disponível em: https://goo.gl/rhSbrJ >. Acesso em: 3 ago. 2017.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-47.

DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics: quantitative, qualitative, and mixed methodologies. Oxford: Oxford University Press, 2007.

GIBSON, J. J. The ecological approach to visual perception. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1986.

HOLIDAY, A. Doing and writing qualitative research. London: Sage, 2002.

HUI-YIN, H.; SHIANG-KWEI, W. S; COMAC, L. Using audioblogs to assist English-language learning: an investigation into student perception. Computer Assisted Language Learning, Abingdon, v. 21, n. 2, p. 181-198, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/09588220801943775

KENNEWELL, S. Using affordances and constraints to evaluate the use of information and communications technology in teaching and learning. Journal of Information Technology for Teacher Education, Abingdon, v. 10, n. 1-2, p. 101-116, 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/14759390100200105

MENEZES, V. Affordances for language learning beyond the classroom. In: BENSON, P.; REINDERS, H. Beyond the language classroom. Basingstoke: Palgrave McMillan, 2011. p. 59-71. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230306790_6

MURRAY, G.; FUJISHIMA, N. Social language learning spaces: affordances in a community of learners. Chinese Journal of Applied Linguistics (Quarterly), Berlin, v. 36, n. 1, p. 139-159, 2013.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2014. 28 f. Projeto de pesquisa CNPq (Produtividade em Pesquisa - PQ - 2014) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

PETRAKOU, A. Interacting through avatars: virtual worlds as a context for online education. Computers & Education, Amsterdam, v. 54, n. 4, p. 1020-1027, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.10.007

SELIGSON, P. Helping students to speak. London: Richmond, 1999.

STOFFREGEN, T. A. Affordances as properties of the animal-environment system. Ecological Psychology, London, v. 15, n. 2, p. 115-134, 2003. DOI: https://doi.org/10.1207/S15326969ECO1502_2

VAN LIER, L. From input to affordance: social-interactive learning from an ecological perspective. In: LANTOLF, J. P. Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press , 2002. p. 155-177.

VAN LIER, L. The ecology of language learning: practice to theory, theory to practice. Procedia: Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 3, p. 2-6, 2010.

VOLLE, L. M. Analyzing oral skills in voice e-mail and online interviews. Language Learning & Technology, Santa Barbara, CA, v. 9, n. 3, p. 146-163, 2005.

Publicado

18-04-2018