Terapia fonoaudiológica em grupo voltada à linguagem escrita
uma perspectiva dialógica
Mots-clés :
dificuldades de leitura e escrita, gêneros do discurso, terapia fonoaudiológicaRésumé
Apresento neste artigo um recorte de uma pesquisa na qual elaborei uma proposta terapêutica, ancorada na teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2003), com o objetivo de analisar a contribuição da referida teoria para a clínica fonoaudiológica. Para tanto, desenvolvi um estudo de caso com um grupo de cinco sujeitos com queixas de dificuldades de leitura e escrita. Os gêneros selecionados para o trabalho em terapia foram: romance, peça de teatro, sinopse e cartaz de divulgação. Por questões de espaço, apresento aqui parte da interação com os sujeitos do grupo em processo de escrita em apenas um dos gêneros abordados: o gênero peça de teatro. Os resultados sugerem que as práticas ancoradas em uma perspectiva enunciativo-discursiva foram efetivas, pois, por meio de contextos significativos de uso da língua, os sujeitos se aproximaram da escrita e da leitura e com isso desenvolveram competências necessárias à interação nessas práticas.
Téléchargements
Références
ABAURRE, M. B. M. Uma história individual. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S. F.; MAYRINK-SABINSON, M. L. Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras, 2006
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERBERIAN, A. P.; MASSI, G. A. A clínica fonoaudiológica voltada para os chamados distúrbios de leitura e escrita: uma abordagem constitutiva de linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 1, n. 10, 2005, p. 43-52.
COUDRY, M. I. H. Diário de Narciso: discurso e afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MACHADO, M. L. Grupo de linguagem escrita: uma proposta de intervenção fonoaudiológica. 2007. Dissertação de mestrado. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba: UTP, 2007.
MARGALL, S. A função auditiva na terapia dos distúrbios de leitura e escrita. In: SANTOS, M. T. e NAVAS, A. L. Distúrbios de leitura e escrita São Paulo: Manole, 2004, p.263-328.
MASSI, G. A dislexia em questão. São Paulo: Plexus, 2007.
POMPÍLIO, B. W. et al Os PCNs: uma experiência de formação de professores do ensino fundamental. In: ROJO, R. (Org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2008. p. 93-126.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rita Signor (Autor) 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


