Applying Cognitive Linguistics to Pedagogical Grammar
The English Prepositions of Verticality
Abstract
Neste artigo ilustramos o mérito da aplicação de conceitos da Lingüística Cognitiva ao ensino de gramática de L2. Analisamos as preposições do inglês, que são, há muito tempo, reconhecidas como uma área de dificuldade para aprendizes de inglês. A proposta de semântica preposicional que apresentamos é aquela desenvolvida em Evans e Tyler (2004a, b, em preparação) e Tyler e Evans (2001a, 2003). Tal proposta oferece os seguintes achados: 1) os conceitos codificados por preposições têm natureza imagético-esquemática e têm uma base corpórea. Ou seja, as preposições não são adequadamente modeladas como constituintes de proposições lingüísticas ou matrizes de traços semânticos ( a visão corrente da lingüística formal); 2) uma preposição do inglês codifica uma idealização mental abstrata de uma relação espacial, derivada de cenas espaciais mais específicas; 3) a relação espacial idealizada também codifica um elemento funcional, que deriva da maneira através da qual relações espaciais são salientes e relevantes para o funcionamento humano e interação com o ambiente físico; 4) os sentidos adicionais na rede semântica são expandidos de maneira sistemática e constritiva. Nós discutimos dois princípios de extensão chaves: maneiras de focar uma cena espacial e a correlação experiencial. Demonstramos a aplicabilidade da Lingüística Cognitiva através do exame de alguns padrões de lexicalização mostrados pela preposição in e das quatro preposições inglesas de verticalidade: over, above, under e below. Estas preposições apresentam boas evidências de que sentidos preposicionais são expandidos de um domínio espacial para domínios mais abstratos de forma sistemática e restritiva. Concluímos que um estudo de preposições à luz da Lingüística Cognitiva oferece explicações mais acuradas e sistemáticas que, por sua vez, possibilitam bases para uma apresentação mais coerente e acessível ao aprendiz deste aspecto aparentemente tão arbitrário da gramática da língua inglesa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BLOOMFIELD, Leonard. Language. New York: Holt, Reinehart and Winston, 1933.
BOWERMAN, Melissa. Learning How to Structure Spaces for Language: A Crosslinguistic Perspective. In: BLOOM, P. et al. (Ed.). Language and Space. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1996. p. 385-436.
BRUGMAN, Claudia. The Story of Over: Polysemy, Semantics and the Structure of the Lexicon. New York: Garland, 1988.
CELCE-MURCIA, Marianne; LARSEN-FREEMAN, Diane. The Grammar Book: An ESL/EFL Teacher's Course. Rowley, MA: Newbury House, 1998.
CHOMSKY, Noam. The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.
CIENKI, Alan. STRAIGHT: An Image Schema and its Metaphorical Extensions. Cognitive Linguistics, v. 9, n. 2, p. 107-150, 1998.
DEWELL, Robert. Over Again: Image-schema Transformations in Semantic Analysis. Cognitive Linguistics, v. 5, n. 4, p. 451-480, 1994.
DIRVEN, René. Dividing Up Physical and Mental Space into Conceptual Categories by Means of English Prepositions. In: ZELINSKY-WIBBELT, C. (Ed.). The Semantics of Prepositions. Berlin: Mouton de Gruyter, 1993. p. 73-98.
EVANS, Vyvyan. The Structure of Time: Language, Meaning and Temporal Cognition. Amsterdam: John Benjamins, 2004.
EVANS, Vyvyan. The Meaning of Time: Polysemy, the Lexicon and Conceptual Structure. Journal of Linguistics, v. 41, p. 33-75, 1995.
EVANS, Vyvyan; GREEN, Melanie. (In press for 2006) Cognitive Linguistics: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press.
EVANS, Vyvyan; TYLER, Andrea. Spatial Experience, Lexical Structure and Motivation: The Case of In. In: RADDEN, G.; PANTHER, K. (Ed.). Studies in Linguistic Motivation. Berlin: Mouton de Gruyter, 2004a. p. 157-192.
EVANS, Vyvyan; TYLER, Andrea. Rethinking English "Prepositions of Movement": The Case of To and Through. In: CUYCKENS, H.; MULDER, W. de; MORTELMANS, T. (Ed.). Adpositions of Movement. Belgian Journal of Linguistics, 18. Amsterdam: John Benjamins, 2004b. p. 247-270.
EVANS, Vyvyan; TYLER, Andrea. (In Prep) Language and Space. To be published by John Benjamins.
FRANK, Marcella. Modern English: A Practical reference Guide. Englewood Cliffs, NJ.: Prentice-Hall, 1972.
GOLDBERG, Adele. Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.
HAWKINS, Bruce. The Category MEDIUM. In: RUDZKA-OSTYN, B. (Ed.). Topics in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 1988. p. 231-270.
HERSKOVITS, Anette. Language and Spatial Cognition: An Interdisciplinary Study. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
HERSKOVITS, Anette. Spatial Expressions and the Plasticity of Meaning. In: RUDZKA-OSTYN, B. (Ed.). Topics in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 1988. p. 271-298.
JOHNSON, Mark. The Body in the Mind: The Bodily Basis of Reason, Thought and Imagination. Chicago: Chicago University Press, 1987.
LAKOFF, George. Women, Fire and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: Chicago University Press, 1987.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: Chicago University Press, 1980.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh. New York: Basic Books, 1999.
LANGACKER, Ronald. Foundations of Cognitive Grammar, vol. 1. Stanford: Stanford University Press, 1987.
LANGACKER, Ronald. Foundations of Cognitive Grammar, vol. 2. Stanford: Stanford University Press, 1991a.
LANGACKER, Ronald. Concept, Image and Symbol: The Cognitive Basis of Grammar. Berlin: Mouton de Gruyter, 1991b.
LINDER, Susan. A lexico-semantic Analysis of English Verb-Particle Constructions with Out and Up. Ph.D Thesis, Dept. of Linguistics, UC San Diego, 1982.
LINDSTROMBERG, Seth. English Prepositions Explained. Amsterdam: John Benjamins, 1998.
MANDLER, Jean. How to Build a Baby: On the Development of an Accessible Representational System. Cognitive Development, v. 3, p. 113-136, 1988.
MANDLER, Jean. How to Build a Baby: II. Conceptual Primitives. Psychological Review, v. 99, n. 4, p. 587-604, 1992.
MANDLER, Jean. Preverbal Representations and Language. In: BLOOM, P. et al. (Ed.). Language and Space, Cambridge, MA: MIT Press, 1996. p. 365-384.
MANDLER, Jean. The Foundations of Mind: Origins of Conceptual Thought. Oxford: Oxford University Press, 2004.
NUYTS, Jan; PEDERSON, Eric (Ed.). Language and Conceptualization. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
PEDERSON, Eric; DANZIGER, Eve; WILKINS, David; LEVINSON, Stephen; HITA, Sorato; SENFT, Gunter. Semantic Typology and Spatial Conceptualization. Language, v. 74, n. 3, p. 557-589, 1998.
SPERBER, Daniel; WILSON, Dierdre. Relevance: Communication and Cognition. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986.
SVOROU, Soteria. The Grammar of Space. Amsterdam: John Benjamins, 1994.
SWEETSER, Eve. Role and Individual Interpretations of Change Predicates. In: NUYTS, J.; PEDERSON, E. (Ed.). Language and Conceptualization. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 116-136.
TALMY, Leonard. The Relation of Grammar to Cognition. In: RUDZKA-OSTYN, B. (Ed.). Topics in Cognitive Linguistics. Amsterdam: John Benjamins, 1988. p. 165-205.
TALMY, Leonard. Toward a Cognitive Semantics. Cambridge, MA: MIT Press, 2000.
TURNER, Mark. Reading Minds. Princeton: Princeton University Press, 1991.
TYLER, Andrea; VYVYAN, Evans. Reconsidering Prepositional Polysemy Networks: The Case of Over. Language, v. 77, n. 4, p. 724-765. Reprinted in B. Nerlich, L. Todd, V. Herman and D.D. Clarke (eds.) 2003. Polysemy: Flexible Patterns of Meaning in Mind and Language, 95-160. Berlin: Mouton de Gruyter, 2001a.
TYLER, Andrea; VYVYAN, Evans. The Relation Between Experience, Conceptual Structure and Meaning: Non-temporal Uses of Tense and Language Teaching. In: PÜTZ, M.; NIEMEIER, S.; DIRVEN, R. (Ed.). Applied Cognitive Linguistics I: Theory and Language Acquisition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2001b. p. 63-108.
TYLER, Andrea; VYVYAN, Evans. The Semantics of English Prepositions: Spatial Scenes, Embodied Meaning and Cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
TYLER, Andrea; VYVYAN, Evans. Applying Cognitive Linguistics to Pedagogical Grammar: The Case of Over. In: ACHARD, M.; NIEMEIER, S. (Ed.). Cognitive Linguistics, Second Language Acquisition, and Foreign Language Teaching. Berlin: Mouton de Gruyter, 2004. p. 257-280.
TYLER, Andrea; VYVYAN, Evans. (In prep.) Applying Cognitive Linguistics: A New Paradigm for Language Teachers. (Book Manuscript)
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


