Gêneros textuais e práticas de letramento

a temporalidade verbal no gênero crítica cinematográfica

Autori

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros UEL Autor

Parole chiave:

letramento, interacionismo sociodiscursivo, temporalidade verbal, gênero textual, crítica de cinema

Abstract

Partindo do pressuposto de que o letramento é um processo de apropriação de gêneros de textos, apresentamos dados de uma pesquisa maior que se propõe a estudar a crítica de cinema como um gênero do jornalismo impresso que tem constituído, para o professor de língua portuguesa, um desafio para a sua transposição didática. Nosso objetivo é focalizar a temporalidade verbal, não como um simples conjunto de artefatos linguísticos regido por normas inflexíveis, mas como um mecanismo linguístico-discursivo que se processa no funcionamento efetivo do gênero. Nosso corpus é composto por dez críticas escritas por Carlos Eduardo Lourenço Jorge – publicadas na Folha de Londrina – e analisado a partir dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo, que toma a temporalidade verbal como um dos mecanismos de textualização responsável pela coerência temática do texto.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel lahud e Yara F. Vieira. 3. ed. São Paulo, HUCITEC, 1986.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. A apropriação do gênero crítica de cinema no processo de letramento. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR.

BENVENISTE, Emile. O homem na linguagem. Trad. Isabel Maria Lucas Pascoal. 2ª ed. Lisboa: Veja, 1992.

______. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio - Língua Portuguesa. Volume: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

______. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa (ensino de primeira a quarta séries). Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna R. Machado e Maria de Lourdes M. Matêncio. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Trad. e org. de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes M. Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

CORÔA, Maria Luiza M. Sales. O tempo nos verbos do português: uma introdução à sua interpretação semântica. São Paulo: Parábola, 2005.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia (Org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

KLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: _____ (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 9ª reimpressão. Campinas: Mercado das Letras, 2006.

NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros textuais e ferramentas didáticas para a formação contínua de professores de língua portuguesa. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 4., 2007, Tubarão. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007.

PRETO-BAY, Ana Maria Raposo. Acesso social, práticas educativas e mudanças teórico-pedagógicas ligadas ao gênero textual. In: SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tânia M. K. (Org.). Teorias e práticas de letramento. Brasília/DF: INEP/UPF, 2007.

REICHENBACH, Hans. Elements of symbolic logic. New York: The Free Press, 1947/1966.

ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: CARVALHO, Maria Angélica F. de; MENDONÇA, Rosa Helena (Org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

______. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLEIMAN, Ângela. A formação do professor: perspectivas da lingüística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

ROJO, Roxane & MOITA-LOPES, Luiz Paulo. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2004.

RYAN, Maria Aparecida. Conjugação dos verbos em português. 13ª ed. São Paulo: Ática, 1996.

SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. O aspecto verbal no português: a categoria e sua expressão. Uberlândia: editora da UFU, 1981.

Pubblicato

2012-02-14