Enunciação e autoria via comunicação alternativa e interlocução mediadora

Autori

  • Ana Beatriz Machado de Freitas Centro Educacional Professor Anísio Teixeira Autor

Parole chiave:

comunicação não verbal, subjetividade, mediação

Abstract

A comunicação denominada alternativa e / ou ampliada compõe-se de recursos de tecnologia assistiva que possibilitam expressão ou ampliação da capacidade comunicativa a pessoas que apresentam comprometimento significativo na linguagem verbal. Entretanto, a comunicação estabelecida nem sempre transcende o responder funcional sob limitado repertório. O artigo discorre sobre linguagem e sujeito da enunciação, suas relações com o desenvolvimento da autoria e implicações na constituição subjetiva de sujeitos não falantes. Fundamenta-se em princípios das abordagens enunciativo-discursiva, de Bakhtin, e histórico-cultural do desenvolvimento humano. Salienta-se o papel e a responsabilidade do mediador, seja quando, por sua interlocução, favorece o ampliar da comunicação significativa e autora, seja, contrariamente, quando restringe essas possibilidades.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.

CHAUÍ, M. Introdução à História da Filosofia v. 1: Dos Pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CUNHA, A. G. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

CUPOLILLO, M.; FREITAS, A. B. M. Diferença: condição básica para a constituição do sujeito. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 379-390, 2007.

FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia proporcionando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREITAS, A.B.M. A mediação lúdica no espectro autista: uma possibilidade comunicativa e de intervenção psicopedagógica. Revista Educação Especial Santa Maria, v. 22, n. 33, p. 41-58, 2009.

GOMES, C.; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial Marília, v. 14, n. 1, p. 53-62, 2008.

GONZÁLEZ REY, F. O sujeito, a subjetividade e o outro na dialética complexa do desenvolvimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. In: SIMÃO, L.M.; MITJÁNS, A.M. (Org.). O outro no desenvolvimento humano. São Paulo: Thomson, 2004. p.1-28.

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de Ajudas Técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 52 p. ISBN 85-86738-26-3

MAYER-JOHNSON Produtos para Comunicação Alternativa. Disponível em: Clik Tecnologia Assistiva. <http://www.clik.com.br/mj_01.html#boardmaker>. Acesso em: 8 mar. 2011.

ORRÚ. S. E. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

PADILHA, A. M. L. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2001.

PASSOS, P. M. P. A construção da subjetividade através da interação dialógica pela comunicação suplementar e a alternativa. 2007, 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007.

PELOSI, M. B. A comunicação alternativa e ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2000, 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2000.

VYGOTSKY, L.S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Pubblicato

2012-04-16