Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas

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Autori

  • Francisco Alves Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/Professor Associado 2 Autor

Parole chiave:

seção de justificativa, organização retórica, projetos de pesquisa.

Abstract

Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de autoria de egressos de cursos de letras em situação de submissão a cursos de mestrado. A análise revelou a presença de quatro passos retóricos novos ainda não descritos para a seção de justificativa, bem como a recorrência de passos retóricos típicos de seções de objetivos, referencial teórico, metodologia, discussão e conclusão. Uma implicação pedagógica importante da pesquisa relaciona-se às funções da leitura voltadas para o universo da pesquisa. Os dados sugerem a prevalência de práticas de leitura voltadas para a compreensão de conceitos e para a explicação de fenômenos e, em contrapartida, são mais escassas as práticas de leitura focadas no desconhecido e nas lacunas de pesquisa.

 

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Biografia autore

  • Francisco Alves Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/Professor Associado 2

    Professor da Coordenação de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras; Coordenador do Núcleo de Pesquisa Cataphora

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Pubblicato

2018-04-18