Diferenças e semelhanças entre padrões de interação online em cursos de duas áreas distintas

Bioquímica da Nutrição e Língua Inglesa

Autores

  • Susana Cristina dos Reis UNICAMP Autor
  • Valdir Silva UNEMAT Autor

Resumo

Este artigo discute o provimento de andaimes – scaffolding – de dois processos distintos de interação sócio-pedagógica realizados em ambientes síncronos de comunicação on-line. Os dados analisados referem-se aos registros de chat de um curso de Inglês para alunos de graduação de diferentes áreas e de um curso de Bioquímica da Nutrição (em Língua Materna) para graduandos da referida área e áreas afins. O objetivo deste artigo é verificar quais são as semelhanças e as diferenças que ocorrem nessas duas situações de comunicação, ou seja, nesses dois contextos distintos de produção de conhecimento. Toda a análise está ancorada na teoria sócio-cultural de Vygotsky, na concepção colaborativa de ensino e aprendizagem, e, principalmente, nas categorias de andaime propostas por Bruner et alii (1976). Os resultados apontam a existência de particularidades distintas e semelhantes na forma com que os andaimes são providos nos dois cursos. Há também indícios de que três das seis categorias de andaimes não são representativas das interações realizadas no contexto sócio-pedagógico midiatizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P.de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993. p. 47-53.

ANTÓN, M. The discourse of aimed-centered classroom: sociocultural perspectives on teacher-leamed interaction m the second-language classroom. The Modem Language Journal, 83, iii, 1999.

BRUNER, J. S. Toward a theory of instruction. Cambridge. Mass: Belknap, 1966.

BRUNER, J. S.; WOOD, D.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of child psychology & psychiatry, 17, 1976, p. 89-100.

BUZATO, M. O letramento eletrônico e a inserção do computador na aula de língua estrangeira. 2001. Dissertação (Mestrado) – IEL/UNICAMP, Campinas - SP.

MOTTA-ROTH, D.; REIS, S.C.; BORTOLUZZI, V. I. Interação e motivação em um curso de inglês mediado por computador. Idéias. Santa Maria, RS: UFSM, n. 12, p. 55-59, jul./dez. 2000.

MOTTA-ROTH, D. De receptador de informação a construtor de conhecimento: O uso de chat no ensino de inglês para formandos de Letras. In: PAIVA, V. L. M. de O. e. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001. p. 230-48.

PAIVA, V. L. M. de O. e. Aprendendo inglês no ciberespaço. In: MENEZES, V. (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001. p. 270-305.

REIS, S.C. dos. A intervenção pedagógica do professor em contextos diferenciados: a oferta de andaimes na aula presencial e a distância. 2004. Dissertação (Mestrado) – IEL, UNICAMP, Campinas, SP.

SILVA, V. Interação social e estratégias lingüísticas no processo de provimento de andaimes – scaffolding – em uma disciplina de Bioquímica da Nutrição oferecida a distância via computador 2003. Dissertação (Mestrado) – DLA/IEL/UNICAMP, Campinas, SP.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. Trad. José Carlos Paes de Almeida Filho. Campinas: Pontes, 1991.

YOKAICHIYA D. K. O ensino a distância aplicado a uma disciplina de Bioquímica – Bioquímica da Nutrição. 2001. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Biologia UNICAMP, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

11-02-2012