Influências dominantes na construção da prática pedagógica de uma aluna-professora de Língua Inglesa

Autores

  • Suely Ana Ribeiro UFG Autor

Resumo

Nos últimos anos, os pesquisadores têm mostrado um crescente interesse pela natureza do trabalho docente e sobre os tipos de saberes que os professores evocam nos eventos de ensino. Este artigo trata de questões sobre as diversas experiências de formação que o professor vivencia ao longo dos anos. Por meio da reflexão guiada por três das quatro perguntas pedagógicas de Smyth (1992), uma aluna-professora do quinto ano de Letras revelou a força que algumas de suas experiências de formação têm exercido em sua prática de ensino. Tais experiências foram categorizadas com base em Tardif (1999) e Bailey et al. (1996). Os resultados deste estudo nos fazem refletir sobre a nossa própria prática de ensino de língua inglesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A.; RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (Ed.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 91-122.

BAILEY, K. M. et al. The language learner's autobiography: examining the "apprenticeship of observation". In: FREEMAN, D; RICHARDS, J. C. (Ed.). Teacher learning in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 11-29.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. 272 p.

GERALDI, C. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Ed.). Cartografias do trabalho docente – professor(a) pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 1998. 336 p.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de língua estrangeira. In: LEFFA, V. J. (Ed.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 333-355.

LITTLE, J. W.; McLAUGHLIN, M. (Ed.). Teacher's work. Individual, Colleagues and Contexts. Chicago: Teacher College Press, 1993.

MEDINA, A.; DOMINGUES, C. La formacion del profesorado en una sociedad tecnológica. Madrid: Cincel, 1989.

NÓVOA, A. et al. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. 215 p.

NUNAN, D. Research Methods in Language Learning. New York: Cambridge University Press, 1992. 249 p.

SMYTH, J. Developing and sustaining critical reflection in teacher education. Journal of teacher education, v. 40, n. 2, p. 2-9, 1989.

SMYTH, J. Teacher's Work and the Politics of Reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n.2, p. 267-300, 1992.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1999. Mimeografado.

TAVARES, J.; ALARCÃO, I. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1992.

WALLACE, M. J. Trainning foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 180 p.

Downloads

Publicado

12-02-2012