Reflexões sobre uma jornada com destino à pesquisa
Resumo
Este artigo resulta de uma retrospecção em minha experiência como formadora de professores com um grupo composto em sua maioria por professores de língua estrangeira que cursaram uma disciplina de Iniciação à Pesquisa em 2001. Recordando-me dos objetivos da disciplina e da metodologia adotada, dos resultados dos alunos e das possíveis causas para esses resultados, meu propósito é estender minhas reflexões a outros envolvidos com a preparação de professores para realizar pesquisa.
Downloads
Referências
ALLWRIGHT, D. Observation in the language classroom. London: Longman, 1988. 288p.
_______. Integrating 'research' and 'pedagogy': Appropriate criteria and practical possibilities. In: EDGE, J.; RICHARDS, K. (Ed.). Teachers develop teachers research. Oxford: Heinemann, 1993. p.125-135.
ALLWRIGHT, D.; BAILEY, K. Focus on the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. 250p.
AMEKO, P. C. O ensino de inglês para crianças não alfabetizadas. 2001. 95 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
BABÓRA, R. F. Formação reflexiva: relato de uma pesquisa-ação. 2000. 42 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
BRUNER, J. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990. 179p.
CAMPANÃ, S. H. A participação do aluno na aula de língua inglesa na escola pública. 1996. 44 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
CAMPOS, R. S. O processo de produção escrita em língua inglesa e as diferentes formas de feedback. 2002. 47f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
CAVALCANTI, M. C.; MOITA-LOPES, L. P. M. Implementação de pesquisa na sala de aula no contexto brasileiro. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n.17, p.133-144, 1991.
CHAUDRON, C. Second language classrooms: research on teaching and learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. 221p.
______. Contrasting approaches to classroom research: qualitative and quantitative analysis of language use and learning. Second Language Studies, v. 19, n.1, p. 1-56, 2000.
CHERON, M. M. Inserção de uma atividade de produção oral em um processo de ensino aprendizagem de leitura em língua estrangeira. 2002. 70 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 5th ed. London: Routledge, 2000. 446p.
CRUZ, A. A. A. Refletindo através de meus diários. 1999. 75 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
DEWEY, J. How we think. Boston: Heath, 1910. 224p.
FERREIRA, C. C. Textos literários no processo de ensino/aprendizagem de espanhol. 2002. 77f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
FIDELIS, R. F. Textos interdisciplinares aplicados em turmas do segundo grau. 1996. 48 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
GIMENEZ, T. Caminhos e descaminhos: a pesquisa na formação de professores de língua estrangeira. The ESPecialist, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 257-271, 1998.
GUBA, E. (Ed.) The paradigm dialog. Newburry Park: Sage Publications, 1990. 424p.
HESHIKI, S. R. A. There's more to a training course than trainer and trainee. 1998. 46 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
HIRATA, M. Teacher supervision: a finite set of skills or a socially constructed process? 2000. 60 f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Beverly Hills: Sage Publications, 1985. 416p.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.). Handbook of Qualitative Research. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000. p. 163-188.
LOPES, S. S. R. O espanhol como língua estrangeira no Ensino Fundamental e Médio. 2002. 62 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. London: Sage Publications, 1994. 338p.
MOITA-LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996. 190p.
NUNAN, D. Action research in the language classroom. In: RICHARDS, J. C.; NUNAN, D. Second Language Teacher Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 62-81.
_______. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. 249p.
POLETTO, V.C. Hábitos e estratégias de estudo de alunos de um curso de Letras português-espanhol. 2002. 111f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
RAMOS, S. M. Cooperative professional development: an experience with EFL teachers. 1998. 58f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
RICHARDS, J.; NUNAN, D. Second language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. 340p.
RICHARDSON, V.; PLACIER, P. Teacher Change. In: RICHARDSON, V. (Ed.). Handbook of Research on Teaching. 4th ed. Washington: American Educational Research Association, 2001. p. 905-947.
SANCHES, G. M. M. B. Atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2002. 63f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
SILVA, K.A.I. Italiano: língua a ser explorada em Pedrinhas Paulista. 2002. 55f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
UNDERHILL, A. Awareness: the instrument and the aim of experiential research. In: EDGE, J.; RICHARDS, K. (Ed.). Teachers Develop Teachers Research: papers on classroom research and teacher development. Oxford: Heinemann, 1993. p. 183-187.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


