Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos

Autores

  • Camila Höfling UNESP Autor
  • Maria Cristina Parreira da Silva UNESP Autor
  • Patrícia Tosqui UNESP Autor

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BERCHOUD, M. J. Communication de spécialité, culture(s), mondialisation. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.52-61, janv. 2004. Numéro spécial.

CHALLE, O. La place du FOS dans la formation tout au long de la vie. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.169-179, janv. 2004. Numéro Spécial.

DUBICKA, I.; O'KEEFFE, M. English for International Tourism (pre-intermediate). Harlow: Longman, 2003.

HAENSCH, G. Tipología de las obras lexicográficas. In: HAENSCH, G. y otros. La lexicografía. De la Lingüística teórica a la lexicografía práctica. Madrid: Editorial Gredos, 1981. p. 95-187.

HÖFLING, C. Da análise crítica de definições de nomes concretos em Dicionários para uma proposta de definição padrão. Araraquara, 231 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – FCL – UNESP, 2000.

HÖFLING, C., TOSQUI, P., SILVA, M. C. P. O dicionário como material didático na aula de língua estrangeira. Intercâmbio, São Paulo: LAEL-PUC/SP, v. 13, 2004. CD-ROM.

NESI, H. The specification of dictionary reference skills in Higher Education. In: HARTMAN, R. (Ed.). Dictionaries in language learning. Recommendations, National Reports and Thematic Reports from the TNP Sub-project 9: Dictionaries. Berlin: Free University Berlin, 1999. p. 53-66.

PANDOLFI, M. A.; TOSQUI, P. Cultura e sociedade no ensino de línguas para o Turismo. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004, CD-ROM.

SAGNIER, C. Les méthodes et l'usage des méthodes en FOS: interêts, usages, limites. Le français dans le monde / Recherche et applications, Paris, p.96-105, janv. 2004. Numéro Spécial.

TOSQUI, P. Advérbios Modalizadores – Subsídios para Dicionários Bilíngües. Araraquara, 144 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – FCL – Unesp, 2002.

______. O Dicionário Bilíngüe como Ferramenta de Ensino/Aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas: UNICAMP/IEL, Setor de Publicações, v. 40, p.101-114, 2002.

WRIGHT, J. Dictionaries. Oxford: Oxford University Press, 1998.

Downloads

Publicado

12-02-2012