A formação teórico-crítica do docente
a pesquisa-ação, uma experiência no México
Resumo
O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa-Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, S. P.: Pontes, 1993.
CUENCA, M. J. Teories Gramaticals i ensenyament de llengues. Valencia: Tàndem Edicions, 1998.
DÍAZ BARRIGA, A. Investigación educativa y formación de profesores. Contradicciones de un articulación. Cuadernos del CESU, n. 20, Coordinación de Humanidades, Centro de Estudios sobre la Universidad, UNAM, México, 1990.
GERMAIN, C. El enfoque comunicativo: qué y cómo enseñar. III ENCUENTRO NACIONAL DE PROFESORES DE LENGUAS, CELE-UNAM, México, 1984. Mímeo.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, S.P.: Editora Mercado de Letras, 1996. (Col. Letramento, Educação e Sociedade)
MOITA LOPES, L. P. A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BÁRBARA, Leila; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexos e ações no ensino-aprendizagem de Línguas. Campinas, S. P.: Editora Mercado de Letras, 2003. (Col. As faces da Lingüística Aplicada)
RICHARDS; NUNAN. Second Language Teacher Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SCHÖN, D. A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Temas de Educación Paidós, Ministerio de Educación y Ciencia, 1992.
SEEDHOUSE, P. Linking pedagogical purposes to linguistic patterns of interaction: the analisis of communication in the language classroom. IRAL, XXXII, n. 4, p. 303-320, 1994.
STERN, H. H. Fundamental concepts of language teaching. London: Oxford University Press, 1983.
VEZ, J. M. Fundamentos lingüísticos en la enseñanza de letras extranjeras. Barcelona: Editorial Ariel, 2000.
WILLIAMS, M. A developmental view of classroom observations. ELT Journal, v. 3, 2 abr. 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


