A formação teórico-crítica do docente

a pesquisa-ação, uma experiência no México

Autores

  • María Noemí Alfaro Mejía UNAM Autor
  • Marisela Colín Rodea UNAM Autor
  • Helena Maria da Silva Gomes Castro UNAM Autor
  • Leonardo Herrera González UNAM Autor

Resumo

O propósito deste trabalho é abordar aspectos relacionados com a formação teórica e crítica do professor de línguas, vinculados com o exercício da reflexão do docente sobre seu desenvolvimento na aula, a procura de informação e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores. Para conseguir o nosso objetivo, delineamos, em primeiro lugar, o perfil do professor de línguas estrangeiras (PLE), a partir de representações existentes entre docentes de línguas estrangeiras de um curso de formação docente no Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras na Universidad Nacional Autónoma de México (CELE-UNAM). Para efeitos práticos, faremos referência, principalmente, ao docente da educação superior, mesmo que grande parte do aqui exposto atinge outros setores educativos. Em segundo lugar, abordamos a forma em que a noção de formação de professores foi construída no México, partindo das condições sociais em que arrancaram determinados programas de planejamento educacional, os quais procuravam favorecer a atualização acadêmica no país. Já na parte final do artigo, contextualizamos a nossa experiência como participantes no projeto Interação na sala de aula de Português como Língua Estrangeira, Pesquisa-Ação (PIA-PLE), levado a cabo na mesma universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, S. P.: Pontes, 1993.

CUENCA, M. J. Teories Gramaticals i ensenyament de llengues. Valencia: Tàndem Edicions, 1998.

DÍAZ BARRIGA, A. Investigación educativa y formación de profesores. Contradicciones de un articulación. Cuadernos del CESU, n. 20, Coordinación de Humanidades, Centro de Estudios sobre la Universidad, UNAM, México, 1990.

GERMAIN, C. El enfoque comunicativo: qué y cómo enseñar. III ENCUENTRO NACIONAL DE PROFESORES DE LENGUAS, CELE-UNAM, México, 1984. Mímeo.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, S.P.: Editora Mercado de Letras, 1996. (Col. Letramento, Educação e Sociedade)

MOITA LOPES, L. P. A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política. In: BÁRBARA, Leila; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (Org.). Reflexos e ações no ensino-aprendizagem de Línguas. Campinas, S. P.: Editora Mercado de Letras, 2003. (Col. As faces da Lingüística Aplicada)

RICHARDS; NUNAN. Second Language Teacher Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SCHÖN, D. A. La formación de profesionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Temas de Educación Paidós, Ministerio de Educación y Ciencia, 1992.

SEEDHOUSE, P. Linking pedagogical purposes to linguistic patterns of interaction: the analisis of communication in the language classroom. IRAL, XXXII, n. 4, p. 303-320, 1994.

STERN, H. H. Fundamental concepts of language teaching. London: Oxford University Press, 1983.

VEZ, J. M. Fundamentos lingüísticos en la enseñanza de letras extranjeras. Barcelona: Editorial Ariel, 2000.

WILLIAMS, M. A developmental view of classroom observations. ELT Journal, v. 3, 2 abr. 1989.

Downloads

Publicado

12-02-2012