Autonomia e Motivação em narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira
Resumo
Neste artigo, discuto os resultados de minha pesquisa dentro do projeto AMFALE – Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Com base em conceitos de autonomia e motivação e na correlação entre eles, analiso narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira em Belo Horizonte. Tais análises atestam que a experiência de aprendizagem inserida em uma comunidade de falantes da língua-alvo propicia autonomia, à medida que caracteriza motivação intrínseca e/ou integrativa e oferece uma variedade de possibilidades para o aprendiz agir autonomamente com relação à própria aprendizagem.
Downloads
Referências
BENSON, P. The philosophy and politics of learner autonomy. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy & independence in language learning. New York: Addison Wesley Longman, 1997. p. 18-34.
BENSON, P.; VOLLER, P. Introduction: autonomy and independence in language learning. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy & independence in language learning. New York: Addison Wesley Longman, 1997. p. 01-17.
CHAIX, P.; O'NEIL, C. A critical analysis of forms of autonomous learning (Autodidaxy and Semi-autonomy) in the field of Foreign Language Learning. Final report. UNESCO Doc. Ed 78/w5/58, 1978.
CROOKES, G.; SCHMIDT, R. W. Motivation: reopening the research agenda. Language Learning, v. 41, n.8, p. 469-512, December 1991.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self Determination in Human Behavior. New York: Plenum Press, 1985.
DICKINSON, Leslie. Self-instruction in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. 200 p.
DICKINSON, Leslie. Autonomy and Motivation: A Literature Review. System, v. 23, n. 2, p. 165-174, 1995.
HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Strasbourg: Council of Europe Education and Culture, 1980.
HO, Judy; CROOKALLT, David. Breaking with Chinese cultural traditions: learner autonomy in English language teaching. System, v. 23, n. 2, p. 235-243, 1995.
LITTLE, David. Learner autonomy and second/foreign language learning. Disponível em: <http://www.lang.ltsn.ac.uk/resources/goodpractice.aspx?resourceid=1409>. Acesso em: 22 Jul. 2003.
LITTLEWOOD, William. "Autonomy": An Anatomy and a Framework. System, v. 24, n. 4, p. 427-435, 1996.
PAIVA, Vera L. M. O. Autonomia e Complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


