Auto-avaliação

uma alternativa contemporânea do processo avaliativo

Autores

  • Kleber Aparecido da Silva UNESP Autor
  • Maria Amélia Nader Bartholomeu USF / UNICAMP Autor
  • Maristela M. Kondo Claus USF / UNICAMP Autor

Resumo

A auto-avaliação, segundo as pesquisas, tem se mostrado um excelente auxiliar para o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, como mecanismo diagnóstico, para que professores e alunos tenham uma visão mais clara de suas potencialidades. Este artigo, portanto, tem como objetivo apresentar as diferentes alternativas de auto-avaliação, seus objetivos e suas restrições, além de estudos bem-sucedidos em que foram utilizados esse instrumento avaliativo, à luz de teorias nas áreas de Educação e Lingüística Aplicada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACHMAN, L. F.; PALMER, A. S. The construct validation of some components of communicative proficiency. Tesol Quarterly, v. 16, p. 449-65, 1982.

BAILEY, K. Self Assessment in Language Learning. In: FREEMAN, D. (Ed.). Learning about language assessment: dilemmas, decisions and directions. New York: Heinle & Heinle, 1998. Teacher Source.

BLANCHE, P.; MERINO, B. Self-assessment of Foreign-Language Skills: Implications for teachers and researchers. Language Learning, v. 39, n. 3, p. 75-93, 1989.

BRIGHTON, S. Increasing your accuracy in teacher evaluation. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1965.

CARROLL, J. G. Faculty self-evaluation In: MILLMAN, J. (Ed.). Handbook of teacher evaluation. Beverly Hills, CA.: Sage, 1981. p. 180-200.

CRABBE, D. Fostering autonomy from within the classroom: the teacher's responsibility. System, Great Britain: Pergamon Press, v. 21, n. 4, p. 441-452, 1993.

DICKINSON, L. Self-instruction in language learning. Great Britain: Cambridge University Press, 1987.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997.

HILL, B. Self-managed learning. Language Teaching. Cambridge: CUP, n. 27, p. 213-223, 1994.

Krashen, S. D. Principles of Second Language Acquisition. New York: Prentice-Hall, 1982.

LEWCOWICZ, J. A; MOON, J. Evaluation: A way of involving the learner. In: ALDERSON, J. C. (Ed.). Evaluation. Lancaster. Papers in English Language Education, Oxford: Pergamon, v. 6, 1985.

LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996. p. 85-101.

LUCKESI, C. C. Avaliação do aluno: a favor ou contra a democratização do ensino? In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996. p. 60-84.

LUCKESI, C. C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. In: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1996. p. 27-47.

MACEDO, H. Avaliação Escolar. Disponível em: <http://www.projetoeducar.com.br/avalia/relato1.htm>. Acesso em: 1998.

MCLAUGHLIN, B.; ROSSMAN, T; MCLEOD, B. Second Language Learning: An Information Processing Perspective. Language Learning, v. 33, p. 135-157, 1983.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

NEDER, M. L. Avaliação na educação a distância – significações para definição de percursos. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, 1996.

Nérici, G. I. Didática: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1986.

NUNAN, D. Understanding language classrooms. Hemel Hempstead: Prentice Hall International, 1988.

OSKARSSON, M. Self-assessment of foreign language skills: a survey of research and development work. Strasbourg: Council of Europe, 1984.

PALMA, B. Por uma cultura de auto-avaliação das escolas. Disponível em: <http://www.iie.min-edu.pt/edicoes/noe/noe50/dossier4.htm>. Acesso em: 1999.

PENNINGTON, M. C.; YOUNG, A. L. Approaches for faculty evaluation for ESL, Tesol Quartely, v.23, n. 4, p. 615-646, dez. 1989.

RÉGNIER, J. C. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 4, p. 47-52, dez.1999.

RICHARDS, J.; LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms, Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

ROSS, S. Self-assessment in second language testing: a meta-analysis of experiential actors, Language Testing, v. 15, n. 1, p. 1-20, 1998.

SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de rendimento no ensino de português língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997. p. 75-88.

SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação: mecanismo propulsor de mudanças no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, Revista Contexturas, APLIESP, p. 75-81, 1998/1999.

SHEERIN, S. Self-access: state of the art article. Language Teaching, Cambridge University Press, v. 24, n. 1, p. 143-157, 1991.

SHOHAMY, E. Language Testing: matching assessment procedures with language knowledge. In: BIRENBAUM, M.; DOCHY, F. (Ed.). Alternatives in Assessment of Achievement, Learning Processes and Prior Knowledge. Boston, MA: Kluer Academic Publishers, 1995. P. 142-160.

Downloads

Publicado

12-02-2012