Communication Strategies and Foreign Language Speech Production

Autores

  • Gicele Vergine Vieira Prebianca UFSC Autor
  • Mailce Borges Mota Fortkamp UFSC Autor

Palavras-chave:

estratégias de comunicação, fluência oral, produção oral em L2

Resumo

Este estudo investiga a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desempenho oral em uma língua estrangeira (L2). Trinta participantes foram alocados em grupos de nível pré-intermediário, intermediário e avançado. A fluência oral dos participantes foi determinada por meio da velocidade de fala (LENNON, 1990). Três narrativas foram usadas para eliciar a produção oral em L2, em três sessões diferentes. A análise revelou que a relação entre estratégias de comunicação e fluência oral em L2, medida pela velocidade da fala, não é estatisticamente significante em nenhum dos níveis de proficiência. Finalmente, a análise revelou que a variável velocidade da fala parece não ser suficiente para examinar a relação entre o uso de estratégias de comunicação e o desenvolvimento da produção oral em L2. Para explicar os poucos exemplos de correlações estatisticamente significantes entre a velocidade da fala e tipos de estratégias de comunicação, é sugerido que, devido aos inúmeros fatores que afetam a fluência em L2, outros aspectos de produção da fala sejam levados em consideração. Além disso, a natureza das tarefas propostas e a demanda cognitiva que essas tarefas exerceram podem ter contribuído para a aparentemente limitada melhora da produção oral dos participantes ao longo das sessões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BIALYSTOK, E. Communication Strategies: A psychological analysis of second-language use. Oxford: Basil Blackwell, 1990.

BIALYSTOK, E. Some factors in the selection and implementation of communication strategies. In: FAERCH, C.; KASPER, G. (Ed.). Strategies in interlanguage communication. London: Longman, 1983. p. 79-99.

BONGAERTS, T.; POULISSE, N. Communication Strategies in L1 and L2: same or different? Applied Linguistics, Oxford, v. 10, n. 3, p. 253-268, 1989.

CHEN, S. Q. A study of communication strategies in interlanguage production by Chinese EFL learners. Language Learning, Oxford, 40, p. 155-87, 1990.

DE BOT, K.; SCHREUDER, R. Word Production and the Bilingual Lexicon. In: SCHREUDER, R.; WELTENS, B. (Ed.). The Bilingual lexicon. Amsterdam: John Benjamins, 1993.

DE BOT, K. A Bilingual Production Model: Levelt's 'Speaking' Model adapted. Applied Linguistics, Oxford, v. 13, n. 1, p. 1-24, 1992.

DÖRNYEI, Z.; KORMOS, J. Problem-Solving Mechanisms in L2 Communication: A Psycholinguistic Perspective. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 20, n. 3, p. 349-385, 1998.

FAERCH, C.; KASPER, G. (Ed.). Strategies in Interlanguage Communication. London: Longman, 1983.

FLYMAN, A. Communication strategies in French as a foreign language. Working Papers Lund, v. 46, p. 57-73, 1997.

FREED, B. F. What makes us think that students who study abroad become fluent? In: FREED, B. F. (Ed.). Second Language Acquisition in a Study Abroad Context. Philadelphia: John Benjamins, 1995. p.123-148 .

KASPER, G.; KELLERMAN. E. Communication Strategies: Psycholinguistic and Sociolinguistic Perspectives. New York: Longman, 1997.

LENNON, P. Investigating Fluency in EFL: a qualitative approach. Language Learning, Oxford, v. 40, n. 3, p. 387-417, 1990.

LEVELT, W. J. M. Speaking: from intention to articulation. Cambridge, MA: MIT Press, 1989.

MANCHÓN, R. M. Fostering the autonomous use of communication strategies in the foreign language classroom. Links & Letters, Barcelona, v. 7, p.13-27, 2000.

ORTEGA, L. Planning and focus on form in L2 oral performance. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 21, n. 1, p. 109-148, 1999.

PALMBERG, R. Solving Communicative Problems in Interlanguage. Interlanguage Studies Bulletin, Amsterdam, v. 8, n.2, p. 35-49, 1984.

PARIBAKHT, T. Strategic competence and Language Proficiency. Applied Linguistics, Oxford, v. 6, n. 2, p. 132-46, 1985.

PAWLEY, A.; SYDER, F. H. Two puzzles for linguistic theory: nativelike selection and nativelike fluency. In: RICHARDS, J. C.; SCHMIDT, R. W. (Ed.). Language and Communication. New York: Longman, 1983. p. 191-226.

POULISSE, N. Problems and solutions in the classification of compensatory strategies. Second Language Research, Oxford, v. 3, n. 2, p. 141-153, 1987.

POULISSE, N.; BONGAERTS, T. First language use in second language production. Applied Linguistics, Oxford, v. 15, n.1, p. 36-57, 1994.

POULISSE, N., BONGAERTS, T.; KELLERMAN, E. The use of retrospective verbal reports in the analysis of compensatory strategies. In: FAERCH, C.; KASPER, G. (Eds.). Introspection in second language research. Clevedon, Uk: Multilingual Matters, 1987. p 213-229.

POULISSE, N.; SCHILS, E. The influence of task- and proficiency-related factors on the use of compensatory strategies: a quantitative analysis. Language Learning Oxford, v. 39, n. 1, p. 15-48, 1989.

POULISSE, N. Language Production in Bilinguals. In: : DE GROOT, A. M. B.; KROLL, J. F. (Ed.). Tutorials in bilingualism: psycholinguistic perspectives. Mahwah, N. J.: LEA, 1997. p. 201-224.

POULISSE, N. A Theoretical Account of Lexical Communication Strategies. In: SCHREUDER, R.; WELTENS, B. (Ed.). The Bilingual lexicon. Amsterdam: John Benjamins, 1993. p. 157-190.

POULISSE, N. Communication strategies in a second language. In: BROWN, K. (Ed.). The encyclopedia of language and linguistics, Oxford, v. 2. Oxford: Elservier, 1994. p 620-624.

RICHARD, J. C.; PLATT, J; PLATT, H. Longman Dictionary of Language Teaching and Applied Linguistics. London: Longman, 1992.

RODRIGUES, C. Estratégias de Comunicação em uma língua estrangeira. A perspectiva da sala de aula. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 11-35, 1999.

SCHMIDT, R. Psychological mechanisms underlying second language fluency. Studies in Second Language Acquisition, Cambridge, v. 14, n. 3, p. 357-385, 1992.

SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1988.

TARONE, E. Communication strategies, foreigner talk, and repair in interlanguage. Language Learning, Oxford, v. 30, n. 4, p. 417-431, 1980.

VARADI, T. Strategies of target language learner communication: message adjustment. In: Faerch, C.; Kasper, G. (Ed.). Strategies in interlanguage communication. London: Longman, 1983. p. 79-99.

YARMOHAMMADI, L.; SEIF, S. More on Communication Strategies: classification, resources, frequency and underlying processes. IRAL Oxford, v. 30, n.2., p. 223-232, 1992.

Downloads

Publicado

13-02-2012