Contextualizing an EFL Teacher's Beliefs About Grammar Teaching
Palavras-chave:
crenças, ensino da gramática, língua inglesaResumo
Este artigo reporta um estudo qualitativo que enfocou as crenças e práticas de uma professora de inglês-LE relacionadas ao ensino da gramática. O estudo objetivou investigar como as crenças da professora poderiam ser contextualizadas com dados da sala de aula. No primeiro estágio de análise e coleta de dados, um questionário foi aplicado à professora. Posteriormente, para contextualizar as crenças encontradas na análise do questionário, o segundo estágio de análise e coleta de dados enfocou episódios das aulas da professora. A análise dos dados mostrou que, de acordo com essa professora, o ensino da gramática deveria ser usado como um recurso facilitador para ajudar os alunos em seus processos de aprendizagem. Os resultados também indicaram que as crenças da professora são influenciadas por três fatores interativos: cognitivo, contextual e experiencial.
Downloads
Referências
BARCELOS, A. M. F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado-da-arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 71-92, 2001.
BARCELOS, A. M. F. Understanding teachers' and students' language learning beliefs in experience: A Deweyan Approach. 2000. 357f. Tese (Doutorado em Ensino de Inglês como Segunda Língua) - College of Education, The University of Alabama, Tuscaloosa, 2000.
BERMAN, R. A. Rule of grammar or rule of thumb? IRAL, XVII/4, p. 279-302, 1979.
BORG, S. Teachers' pedagogical systems and grammar teaching: a qualitative study. TESOL Quarterly, 32/1, p. 9-38, 1998.
BORG, S. The use of grammatical terminology in the second language classroom: a qualitative study of teachers' practices and cognitions. Applied Linguistics, 20/1, p. 95-126. Oxford University Press, 1999.
BORG, S. Self-perception and practice in teaching grammar. ELT Journal, 55/1, p. 21-29. Oxford University Press, 2001.
CARAZZAI, M. R. P. Correção de erros na sala de aula de inglês como língua estrangeira: Considerações preliminares de um estudo etnográfico. In: SOUZA et al. Universidade: ação e interação. Guarapuava: Editora da Unicentro, 2003. p. 212-217. (Coleção Seminário de Pesquisa da UNICENTRO)
CARAZZAI, M. R. P. Grammar and grammar teaching: A qualitative study EFL teachers' beliefs and behaviors. 2002. 143f. Dissertação (Mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
CARAZZAI, M. R. P.; BERGSLEITHNER, J. M. Um estudo colaborativo da correção de erros na sala de aula de inglês como língua estrangeira. In: Anais do 6º Encontro do CELSUL, 2004. A publicar.
DONATO, R.; ADAIR-HAUCK, B. Discourse perspectives on formal instruction. Language Awareness, 1(2), p. 73-89, 1992.
ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994.
FÉLIX, A. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999. p. 93-110.
FREEMAN, D.; RICHARDS, J. (Ed.). Teacher learning in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HATCH, E. Discourse and language education. London: Cambridge University Press, 1992.
JOHNSON, K. E. The relationship between teachers' beliefs and practices during literacy instruction for non-native speakers of English. Journal of Reading Behavior, 24 (1), p. 83-108, 1992.
Longman dictionary of contemporary English. Second edition. Essex: Longman, 1987.
LONG, M. H. Focus on form in task-based language teaching. 1997. Disponível em: <http://www.mhhe.com/socscience/foreignlang/conf/option3.htm>. Acesso em: 9 out. 2005.
GIMENEZ, T. N. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practicing EFL teachers in Brazil. Unpublished Ph.D. dissertation. Lancaster: Lancaster University, 1994.
RAUBER, A. S.; GIL, G. Correção de erros gramaticais de inglês-LE em ambiente comunicativo. In: GIL, G.; RAUBER, A. S.; CARAZZAI, M. R. P.; BERGSLEITHNER, J. M. (Ed.). Pesquisas qualitativas no ensino e aprendizagem de inglês: A sala de aula e o professor de LE. Florianopolis: Editora do Programa de Pos-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, 2005. p. 149-166.
PAJARES, F. Teachers' beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of educational research, 62/3, p. 307-332, 1992.
RICHARDS, J. C. New Interchange: English for international communication. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SPRADLEY, J. P. Participant observation. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers, 1980.
SPRADLEY, J. P. The ethnographic interview. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers, 1979.
WELLS, G. Discourse as tool for doing science. In: ALLEN, P. (Ed.). Inquiry in the learning and teaching of science, 1995.
WELLS, G. Re-evaluating the IRF sequence: a proposal for the articulation of theories of activity and discourse for the analysis of teaching and learning in classroom. Linguistics and education, 5, p. 1-37, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


