Gêneros em práticas escolares de linguagens

currículo e formação do professor

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva UFT Autor

Palavras-chave:

letramento, planejamento pedagógico, material didático

Resumo

O trabalho didático de recontextualização dos gêneros textuais para aulas de Língua Portuguesa, realizado por professores em formação inicial, em disciplinas de estágio supervisionado obrigatório da Licenciatura em Letras, é tomado como objeto de investigação. Focalizamos algumas tentativas de inovação de práticas de escrita propostas para alunos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está situada nos estudos indisciplinares da Linguística Aplicada e configura-se como um estudo de caso. Considerando a excessiva escolarização dos gêneros na escola, apresentamos a unidade didática como instrumento orientador do planejamento pedagógico, o que foi realizado a partir da proposta sistêmico-funcional do circuito curricular baseado em gênero.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. In: HOFFNAGEL, J. C.; DIONISIO, A. P. (Orgs.). São Paulo: Editora Cortez, 2006.

BEZERRA, S. O. X. Letramentos orientados por circuito curricular mediado por gêneros: práticas de escrita e de análise linguística em aulas de língua portuguesa. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação básica, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua portuguesa: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação. 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental (SEEF)/MEC, 1998.

CALLAGHAN, M.; KNAPP, P.; NOBLE, G. Genre in practice. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). The powers of literacy: a genre approach to teaching writing. London: Falmer Press, 1993. p. 180-189. Disponível em:Disponível em: http://newlearningonline.com/literacies/chapter-5/callaghan-knapp-and-noble-on-the-genre-curriculum-cycle-or-wheel Acesso em: 26 nov. 2014. » http://newlearningonline.com/literacies/chapter-5/callaghan-knapp-and-noble-on-the-genre-curriculum-cycle-or-wheel

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor. 2005.

CHRISTIE, F. Literacy teaching and current debates over reading. In: WHITTAKER, R.; O'DONNELL, M.; McCABE, A. (Eds.). Language and literacy: functional approaches. London/New York: Continuum, p. 45-65, 2006.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. 2ª ed. London: Continuum, 2004.

EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genres and registers of discourse. In: DIJK, T. A. V. (Org.). Discourse as structure and process. London: SAGE Publications Ltd, v. 1, p. 230-256, 1997.

GARCIA, V. B. B. R. Transformações em aulas de leitura e análise linguística: percursos de professoras. 2015. 200 f. . Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

GOUVEIA, C. A. M. Compreensão leitura como base instrumental do ensino da produção escrita. In: SILVA, W. R.; SANTOS, J. S.; MELO, M. A. (Orgs.). Pesquisas em língua(gem) e demandas do ensino básico. Campinas: Pontes Editorial, p. 203-231, 2014.

GUARESCHI, P. Empoderamento. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire., Belo Horizonte: Autêntica p. 165-166, 2008.

KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função. In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Orgs.).O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, p. 223-243, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTIN, J. R. Mentoring Semogenesis: "Genre-Based" Literacy Pedagogy. In: ZHENHUA, W. (Ed.). Language in Education. v. 7. Shanghai: Shanghai Jiao Tong University Press, p. 224-254, 2012[1999].

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Designing literacy pedagogy: scaffolding democracy in the classroom. In: HASAN, R.; MATTHIESSEN, C.; WEBSTER, J. J. (Eds.). Continuing discourse on language: a functional perspective. London/Oakville: Equinox, v. 1, p. 251-280, 2005.

MELO, L. C.; GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R. Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, n. 1, p. 95-119, 2013.

MONTEIRO, K. C. S. Proposta didática com alunos paraenses em processo de alfabetização a partir de um circuito curricular mediado por gêneros. 2015. Dissertação em andamento (Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.

OLIVEIRA, M. do S.; TINOCO, G. A.; SANTOS, I. B. de A. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2011.

ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschirft para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, p. 163-195, 2014.

ROJO, R. Os gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.).Gêneros: teorias, métodos, debates., São Paulo: Parábola Editorial p. 184-207, 2005.

DOLZ , J.; SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 71-91, 2004.

SIGNORINI, I. Apresentação. In: SIGNORINI, I (Org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores., Campinas: Mercado de Letras p. 07-15, 2007.

SIGNORINI, I. Prefácio. In: SIGNORINI, I. (Org.). Gêneros catalisadores: letramento & formação do professor., São Paulo: Parábola Editorial p. 7-16, 2006.

SILVA, E. C. M. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. In: SILVA, W. R.; SANTOS, J. S.; MELO, M. A. (Orgs.).. Pesquisas em língua(gem) e demandas do ensino básico, Campinas: Pontes Editorial p. 233-260,2014.

SILVA, W. R. Reflexão pela escrita no estágio supervisionado da licenciatura: pesquisa em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2014a.

SILVA, W. R. Considerações sobre contexto de cultura na Linguística Sistêmico-Funcional. In: . Estudos Linguísticos e Filológicos. João Pessoa: Idéia, p. 1991-2003, 2014b.

SILVA, W. R. Escrita do gênero relatório de estágio supervisionado na formação inicial do professor brasileiro. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte: UFMG/ALAB, v. 13, n. 1, p. 171-195, 2013.

SILVA, W. R. Proposta de análise textual-discursiva do gênero relatório de estágio supervisionado. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 28, n. 2, p. 281-305, 2012a.

SILVA, W. R. Gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio brasileiroLinguagem & Ensino. Pelotas: UCPel. v. 15, n. 2, p. 387-418, 2012b.

SILVA, W. R. Construção da superação do fracasso do ensino de Língua Portuguesa em diretrizes curriculares. In: SIGNORINI, I; FIAD, R. S. (Orgs.).Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: UFMG, p. 83-105, 2012c.

SILVA, W. R. Estudo da gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor de língua materna. Maringá: Eduem, 2011.

SILVA, W. R. Algumas contribuições da Linguística Aplicada para o ensino de escrita em aulas de língua materna no Brasil.Investigações: Linguística e Teoria Literária. Recife: UFPE, v. 22, n. 2, p. 135-160, 2009a.

SILVA, W. R. Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte: UFMG v. 9, n. 1, p. 17-39, 2009.

SILVA, W. R.; DINIZ. Estágio supervisionado obrigatório das licenciaturas como contexto de pesquisa das licenciaturas. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: UNICAMP, v. 53, n. 2, p. 333-355, 2014.

SILVA, W. R. ; ESPINDOLA, E. Afinal, o que é gênero textual na Linguística Sistêmico-Funcional. Revista da ANPOLL. v. 1, n. 34, p. 259-307, 2013.

SILVA, W. R.; MELO, L. C. Teoria acadêmica e prática docente em referencial curricular. In: SILVA, W. R; MELO, L. C. (Orgs.). Pesquisa & ensino de língua materna e literatura: diálogos entre formador e professor., Campinas: Mercado de Letras p. 37-62, 2009.

SILVA, W. R.; et al. Linguística Sistêmico-Funcional na sala de aula: práticas de leitura e análise linguística. Araguaína: Universidade Federal do Tocantins, 2015. (inédito)

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Bagno, M.., São Paulo: Parábola Editorial 2014.

VEEL, R. The Write it Right Project - Linguistic modelling of secondary school and the workplace. In: WHITTAKER, R.; O'DONNELL, M.; McCABE, A. (Eds.).. Language and literacy: functional approaches, London/New York: Continuum p. 66-92, 2006.

Downloads

Publicado

25-11-2015