Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
implicações para a constituição leitora do aprendiz
Palavras-chave:
TDAH, subjetividade, constituição leitoraResumo
O objetivo deste artigo é, por meio de um relato de caso, demonstrar as implicações do diagnóstico de TDAH para a constituição leitora do aprendiz. Para tanto, apresentamos a história de Miguel, estudante do 6º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH desde os 7 anos de idade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de avaliação de leitura e escrita e pesquisa documental. Os dados foram analisados conforme a perspectiva sócio-histórica. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente a formação leitora da criança. Conclui-se que a escola, antes de encaminhar o aluno considerado muito ativo para profissionais de saúde, poderia acolhê-lo em sua singularidade, promovendo, entre outras ações, a sua inserção em práticas de leitura e escrita significativas.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed: 2006.
BERBERIAN, A. P.; MORI-DE ANGELIS, C.; MASSI, G. Letramento: referenciais em educação e saúde. São Paulo: Plexus, 2006.
CAGLIARI, L. A. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.
CALIMAN, L. V. Os bio-diagnósticos na era das cidadanias biológicas. In: COLLARES, C. L.; MOYSÉS, M.A; RIBEIRO, M. F. (org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na ERA DOS TRANSTORNOS. São Paulo: Mercado de Letras, p. 119-133, 2013.
CONRAD, P. The medicalization of society: on the transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007.
CUNHA, V. et al. Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguísticas e de leitura. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 40-50, 2013.
DEMO, P. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.
FARACO, C. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2009.
GERALDI, W. Educação sem enxada e sem Ritalina: alfabeto, alfabetização e higienização. In: COLLARES, C. L.; MOYSÉS, M.A; RIBEIRO, M. F. (org.).. Novas capturas, antigos diagnósticos na ERA DOS TRANSTORNOS, São Paulo: Mercado de Letras p. 311-322, 2013.
GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.
LEITE, S.A.S. A construção da escola pública democrática: algumas reflexões sobre a política educacional. In: SOUZA, B. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 281-306, 2007.
MOYSÉS, M. A.; COLLARES, C. A. L. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos., São Paulo: Casa do Psicólogo 2011.
MOYSÉS, M. A. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na-escola., São Paulo: Mercado de Letras 2001.
PAMPLONA, R. A árvore dos desejos. In: PAMPLONA, R; JÚNIOR, D. Outras novas histórias antigas. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1999.
PAMPLONA, R; GUIMARÃES, S. A divisão dos gansos. In: PAMPLONA, R: JÚNIOR D. O homem que contava histórias., São Paulo: BRINQUE-BOOK 2005.
RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
ROJO, R. O letramento na ontogênese: uma perspectiva socioconstrutivista. In: ROJO, R. (org.) Alfabetização e letramento., São Paulo: Mercado de Letras p.121-173, 2006.
SIGNOR, R. C. F.; SANTANA, A. P. A outra face do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Distúrbios da Comunicação, v. 27, n1. p. 39-54, 2015.
SIGNOR, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma análise histórica e social. Rev Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, p. 1145-1166, 2013.
SIGNOR, R. O sentido do diagnóstico de TDAH para a constituição do sujeito/aprendiz. 2013. Tese. Doutorado em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013a.
SILVA, M.L.Q. Desempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAH. Mestrado em Educação. Curitiba: UFPR, 2006.
SKLIAR, C. A inclusão que é "nossa" e a diferença que é do "outro". In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva São Paulo: SummusEditorial, p.15-35, 2006.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica., São Paulo: Martins Fontes 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


