Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

implicações para a constituição leitora do aprendiz

Autores

  • Rita Signor Universidade Federal de Santa Catarina/Hospital Infantil Joana de Gusmão Autor

Palavras-chave:

TDAH, subjetividade, constituição leitora

Resumo

O objetivo deste artigo é, por meio de um relato de caso, demonstrar as implicações do diagnóstico de TDAH para a constituição leitora do aprendiz. Para tanto, apresentamos a história de Miguel, estudante do 6º ano do ensino fundamental e portador do diagnóstico de TDAH desde os 7 anos de idade. Para a geração dos dados, foram realizadas entrevistas com o menino, seus professores e sua mãe, além de avaliação de leitura e escrita e pesquisa documental. Os dados foram analisados conforme a perspectiva sócio-histórica. Os resultados revelam que a internalização da condição de desatento e agitado influenciou desfavoravelmente a formação leitora da criança. Conclui-se que a escola, antes de encaminhar o aluno considerado muito ativo para profissionais de saúde, poderia acolhê-lo em sua singularidade, promovendo, entre outras ações, a sua inserção em práticas de leitura e escrita significativas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita Signor, Universidade Federal de Santa Catarina/Hospital Infantil Joana de Gusmão

    Fonoaudióloga. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Pesquisadora do Gupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE). UFSC/CNPq.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BARKLEY, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed: 2006.

BERBERIAN, A. P.; MORI-DE ANGELIS, C.; MASSI, G. Letramento: referenciais em educação e saúde. São Paulo: Plexus, 2006.

CAGLIARI, L. A. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CALIMAN, L. V. Os bio-diagnósticos na era das cidadanias biológicas. In: COLLARES, C. L.; MOYSÉS, M.A; RIBEIRO, M. F. (org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na ERA DOS TRANSTORNOS. São Paulo: Mercado de Letras, p. 119-133, 2013.

CONRAD, P. The medicalization of society: on the transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007.

CUNHA, V. et al. Desempenho de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em tarefas metalinguísticas e de leitura. Revista CEFAC (Online), v. 15, p. 40-50, 2013.

DEMO, P. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FARACO, C. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2009.

GERALDI, W. Educação sem enxada e sem Ritalina: alfabeto, alfabetização e higienização. In: COLLARES, C. L.; MOYSÉS, M.A; RIBEIRO, M. F. (org.).. Novas capturas, antigos diagnósticos na ERA DOS TRANSTORNOS, São Paulo: Mercado de Letras p. 311-322, 2013.

GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.

LEITE, S.A.S. A construção da escola pública democrática: algumas reflexões sobre a política educacional. In: SOUZA, B. Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 281-306, 2007.

MOYSÉS, M. A.; COLLARES, C. A. L. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos., São Paulo: Casa do Psicólogo 2011.

MOYSÉS, M. A. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem-na-escola., São Paulo: Mercado de Letras 2001.

PAMPLONA, R. A árvore dos desejos. In: PAMPLONA, R; JÚNIOR, D. Outras novas histórias antigas. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1999.

PAMPLONA, R; GUIMARÃES, S. A divisão dos gansos. In: PAMPLONA, R: JÚNIOR D. O homem que contava histórias., São Paulo: BRINQUE-BOOK 2005.

RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

ROJO, R. O letramento na ontogênese: uma perspectiva socioconstrutivista. In: ROJO, R. (org.) Alfabetização e letramento., São Paulo: Mercado de Letras p.121-173, 2006.

SIGNOR, R. C. F.; SANTANA, A. P. A outra face do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Distúrbios da Comunicação, v. 27, n1. p. 39-54, 2015.

SIGNOR, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma análise histórica e social. Rev Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, p. 1145-1166, 2013.

SIGNOR, R. O sentido do diagnóstico de TDAH para a constituição do sujeito/aprendiz. 2013. Tese. Doutorado em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013a.

SILVA, M.L.Q. Desempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAH. Mestrado em Educação. Curitiba: UFPR, 2006.

SKLIAR, C. A inclusão que é "nossa" e a diferença que é do "outro". In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva São Paulo: SummusEditorial, p.15-35, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica., São Paulo: Martins Fontes 2010.

Downloads

Publicado

14-10-2016