Pesquisar ensino/aprendizagem de línguas - Tem espaço para a Arte aí no meio?
O caso da Linguística Aplicada brasileira hoje e suas fontes de saber: fronteiras, limites, empecilhos, barricadas
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Arte, Ciência, logocentrismo, pesquisaResumo
Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.
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