Repertórios linguísticos como índices biográficos

(auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos

Autores

  • André Marques Nascimento Universidade Federal de Goiás Autor

Palavras-chave:

repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas

Resumo

Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Marques Nascimento, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Letras e Linguística. Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Educação Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BLOMMAERT, J. Language ideology. In: BROWN, K. (ed.). Encyclopedia of Language and Linguistics. Amsterdam: Elsevier, 2006. p. 510-522. Doi: https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/03029-7

BLOMMAERT, J. The Sociolinguistics of Globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511845307

BLOMMAERT; J.; BACKUS, A. Superdiverse Repertoires and the Individual. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (ed.). Multilingualism and Multimodality: Current Challenges for Educational Studies. Rotterdan: Sense, 2013. p. 11-32. Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-266-2_2

BLOMMAERT, J.; HORNER, B. Mobility and Academic Literacies: An Epistolary Conversation. London Review of Education, London, v. 15, n. 1, p. 1-19, 2017. Doi: https://doi.org/10.18546/LRE.15.1.02

BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and Superdiversity. Diversities, Paris, v. 13, n. 2, p. 1-21, 2011.

BLOOME, D.; GREEN, J. The Social and Linguistic Turns in Studying Language and Literacy. In: ROWSSELL, J.; PAHL, K. (ed.). The Routledge Handbook of Literacy Studies. New York: Routledge, 2015. p. 19-34.

BROWN, L.; STREGA, S. Introduction: Transgressive Possibilities. In: BROWN, L.; STREGA, S. (ed.). Research as Resistance: Critical, Indigenous & Anti-Oppressive Approaches. Toronto: Canadian Scholars’ Press, 2005. p. 1-17.

BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Language and Identity. In: DURANTI, A. (ed.). A Companion to Linguistic Anthropology. Malden: Blackwell Publishing, 2004. p. 369-394. Doi: https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch16

BUSCH, B. School Language Profiles: Valorizing Linguistic Resources in Heteroglossic Situations in South Africa. Language and Education, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 283-294, 2010. Doi: https://doi.org/10.1080/09500781003678712

BUSCH, B. The Linguistic Repertoire Revisited. Applied Linguistics, Oxford, v. 33, n. 5, p. 1-22, oct. 2012. Doi: https://doi.org/10.1093/applin/ams056

BUSCH, B. Building on Heteroglossia and Heterogeneity: The Experience of a Multilingual Classroom. In: BLACKLEDGE, A.; CREESE, A. (ed.). Heteroglossia as Practice and Pedagogy. New York: Springer, 2014. p. 21-40. Doi: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7856-6_2

BUSCH, B. Biographical Approaches to Research in Multilingual Settings: Exploring Linguistic Repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; DEIDRE, M. (ed.). Researching Multilingualism: Critical and Ethnographic Approaches. London: Routledge, 2017. p. 46-59.

BUSCH, B. The Language Portrait in Multilingualism Research: Theoretical and Methodological Considerations. Working Papers in Urban Language & Literacies, London, n. 236, p. 1-13, 2018.

CANAGARAJAH, S. Translingual Practice: Global Englishes and Cosmopolitan Relations. New York: Routledge , 2013. Doi: https://doi.org/10.4324/9780203120293

ERICKSON, F. What Makes School Ethnography ‘Ethnographic’? Anthropology and Education Quarterly, [S. l.], v. 15, p. 51-66, 1984. Doi: https://doi.org/10.1525/aeq.1984.15.1.05x1472p

IRVINE, J.; GAL, S. Language Ideology and Linguistic Differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (ed.). Regimes of Language: Ideologies, Politics and Identities. Santa Fe: School of American Research Press, 2000. p. 35-85.

JAGER, A.; TEWSON, A.; LUDLOW, B.; BOYDELL, K. M. Embodied Ways of Storying the Self: A Systematic Review of Body-Mapping. Forum Qualitative Social Research, Berlin, v. 17, n. 2, p. 1-31, 2016.

KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. ALR Special Issue: Visual Methods in Applied Language Studies. Applied Linguistics Review, London, v. 9, n. 2, p. 1-20, 2017. Doi: https://doi.org/10.1515/applirev-2017-0005

KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (ed.). A Companion to Linguistic Anthropology. Oxford: Blackwell, 2004. p. 496-517. Doi: https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch22

MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística Aplicada na África: desconstruindo a noção de “língua”. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 191-213.

MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and Reconstituting Languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. p. 1-41. Doi: https://doi.org/10.21832/9781853599255-003

MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. Introdução. In: MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. (org.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002. p. 9-26.

MIGNOLO, W. D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MIGNOLO, W. D. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Durham: Duke University Press, 2011. Doi: https://doi.org/10.1215/9780822394501

NASCIMENTO, A. M. Português intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígenas em formação superior específica numa perspectiva intercultural. München: Lincom Academic Publishers, 2012.

NASCIMENTO, A. M. Contextualizando o ensino de português: lições de um professor indígena. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 465-491, 2015.

NASCIMENTO, A. M. Plurilinguismos indígenas no mundo globalizado. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, p. 1-19, 2017a. Doi: https://doi.org/10.22456/2238-8915.70481

NASCIMENTO, A. M. Globalization in the Margins: Toward Elements for a Sociolinguistics of Mobility from Indigenous Experiences. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 269-301, 2017b. Doi: https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.40775

NASCIMENTO, A. M. “Se o índio for original”: a negação da coetaneidade como condição para uma indianidade autêntica na mídia e nos estudos da linguagem no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 3, p. 1413-1442, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/010318138653560435941

OLIVEIRA, D. P. Ideologias de linguagem acionadas por docentes indígenas em formação superior: tensões no espaço da diferença colonial. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018.

OLIVEIRA, E. A.; PINTO, J. P. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 11, n. 2, p. 311-335, 2011. Doi: https://doi.org/10.1590/S1518-76322011000200006

PENNYCOOK, A. Language and Mobility: Unexpected Places. Toronto: Multilingual Matters, 2012. Doi: https://doi.org/10.21832/9781847697653

PRATT, M. L. Utopias linguísticas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 52, n. 2, p. 437-459, 2013. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-18132013000200011

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 193-238.

ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: Sage, 2001.

SOLOMON, J. “Living with X”: a body mapping journey in time of HIV and Aids: facilitator’s guide. Johannesburg: Repssi, 2002.

SOUZA, N. C. S. Tensões e conflitos emergentes nas práticas de letramentos acadêmicos em contexto intercultural: construindo caminhos de resistência para ocupar o território do campo acadêmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.

WOOLARD, K. A.; SCHIEFFELIN, B. Language ideology. Annual Review Anthropology, Palo Alto, v. 25, p. 55-82, 1994. Doi: https://doi.org/10.1146/annurev.an.23.100194.000415

Downloads

Publicado

05-05-2020