Os jogos de linguagem no discurso infantil
implicações na constituição do letramento oral
Palavras-chave:
jogos de linguagem, gêneros orais, letramentoResumo
O presente trabalho objetiva discutir o papel que os jogos de linguagem possuem no desenvolvimento de gêneros textuais orais, também responsáveis pela inserção da criança em práticas letradas. Para tanto, discutiremos as noções de jogos de linguagem e de gêneros textuais, buscando identificar nesses fenômenos as diversas vias de acesso ao letramento como processo multidimensional. Com isso, adotaremos uma investigação de cunho interpretativista, observando dados referentes a um corpus coletado em sala de aula da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de quatro anos de idade. Nossos resultados apontam a presença de jogos de linguagem nos gêneros orais que se apresentam em sala de aula. Isso nos leva a crer que as práticas letradas demandam o uso de jogos de linguagem, uma vez que eles viabilizam a diversidade de formas de utilização da língua.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2006.
BRUNER, J. The Ontogenesis of Speech Acts. Journal of Child Language, v. 2, p. 1-19, 1975.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1996.
GRAFF, H. The Literacy Myth: Literacy and Social Structure in the 19th Century City. New York: Academic Press, 1979.
KATO, M. No mundo da escrita Campinas: Ática, 1986.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001a.
MARCUSCHI, L. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001b.
ROJO, R. Letramento escolar, oralidade e escritura em sala de aula: diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
ROJO, R. Atividades de linguagem, jogos de linguagem e gêneros do discurso: a socioconstrução da linguagem oral e escrita. In: ______. Falando ao pé da letra. São Paulo: Parábola, 2010.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
TERZI, S. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Neilson Alves de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


