O letramento acadêmico em inglês

dificuldades na confecção da seção introdução de artigos acadêmicos

Autores

  • Marília Mendes Ferreira USP

Palavras-chave:

artigo acadêmico, introdução, energia, ensino baseado em gêneros textuais

Resumo

Este trabalho discute as dificuldades de um pós-graduando da área de energia na confecção da introdução de um artigo acadêmico em inglês. Duas versões do texto foram analisadas (uma após a instrução e outra após a conferência com a instrutora), comparando-as com os modelos de introdução de Swales (2004) e de Samraj (2002) ensinados no curso. O aluno apresentou os seguintes problemas: a narração como modo de organização retórica do texto, a ausência do movimento 2 dos modelos, uma escolha inadequada de léxico. A combinação desses elementos impediu que o texto apresentasse o valor cultural do gênero textual artigo acadêmico - a autopromoção. Os dados suscitam questionamentos sobre os limites da descrição empírica dos gêneros textuais e de seu ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDREOU, G.; GALANTOMOS, I. Conceptual competence as a component of second language fluency. Journal of Psycholinguistic Research, Boston, v. 38, n. 6, p. 587-591, Dec. 2009.

ARAÚJO, A. D. Práticas discursivas em conclusões de teses de doutorado. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 447-462, set.-dez. 2006.

ASKEHAVE, I.; J. M. SWALES. Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics,v. 22, n. 2, p. 195-212, 2001.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1992. 421 p.

BAZERMAN, C. Shaping written knowledge Madison: The University of Wisconsin Press, 1988. 356 p.

BEATO-CANATO, A. P. M. O trabalho com línguas para fins específicos em uma perspectiva interacionista e discursiva. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 4, p. 853-870, 2011.

BERALDI, M.; FONTES, M. O uso da Teoria Sistêmico-Funcional em linguagem instrucional para produção de texto em inglês. The ESPecialist, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 31-50, 2004.

BERKENKOTTER, C.; HUCKIN, T. N. Genre knowledge in disciplinary communication: cognition/culture/power. Hillsdale: Lawrence Earlbaum, 1995. 190 p.

BRANDT, D. Writing for a living: literacy and the knowledge of economy. Written Communication, v. 22, n. 2, p. 166-197, 2005.

CANAGARAJAH, S. 'Non-discursive' requirements in academic publishing, material resources of periphery scholars, and the politics of knowledge production. Written Communication, v. 13, n. 4, p. 435-472, 1996.

CANAGARAJAH, S. A geopolitics of academic writing Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2002. 332 p.

CASANAVE, C. P. Local interactions: constructing contexts for composing in a graduate sociology program. In: BELCHER, D.; BRAINE, G. (Ed.). Academic writing in a second language: essays on research and pedagogy. Norwood: Ablex, 1995. p. 83-110.

CASTRO, R. A. L. Collaborative writing como dinâmica do curso de redação acadêmica. Claritas, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 143-152, 2005.

CHARLES, M.; PECORARI, D.; HUSNTON, S. (Ed.). Academic writing: at the interface of corpus and discourse. London: Continuum, 2009. 303 p.

CHENG, A. Understanding learners and learning in ESP genre-based writing instruction. English for Specific Purposes, v. 25, n. 1, p. 76-89, 2006.

CONNOR, U. Intercultural rhetoric in the writing classroom Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2011. 136 p.

CONNOR, U., NAGELHOUT, E.; ROZYCKI, W. V. Contrastive rhetoric Amsterdam: John Benjamins, 2008. 324 p.

DAMIÃO, S. M. Course design, action research and the use of computers: challenges in an ESP course. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 4, p. 913-934, 2011.

DANESI, M. Learning and teaching languages: the role of conceptual fluency. International Journal of Applied Linguistics v. 5, n. 1, p. 3-20, 1995.

DAVYDOV, V. V. The concept of theoretical generalization and problems of educational psychology. Studies in Soviet Thought, v. 36, p. 169-202, 1988a.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychology research. Soviet Education, v. 30, n. 8, p. 6-97, 1988b.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, v. 30, n. 9, p. 3-83, 1988c.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, v. 30, n. 10, p. 3-77, 1988d.

DELLAGNELO, A. A influência do feedback do professor nas revisões de seus alunos. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 59-70, 1998.

DELLAGNELO, A.; TOMITCH, L. Preferências de alunos-escritores em L2 com relação a estratégias de revisão de texto. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 73-86, 1999.

DIAS, R. Concept maps powered by computer software: a strategy for enhancing reading comprehension in English for Specific Purposes. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 4, p. 895-911, 2011.

DUSZAK, A. Cultures and styles of academic discourse Berlin: Mouton de Gruyter, 1997. 362 p.

FERREIRA, M. M. A concept-based approach to writing instruction: from the abstract concept to the concrete performance. 2005. 400 f. Thesis (Doctorate in Applied Linguistics) - The Penn State University, Pennsylvania, 2005.

FERREIRA, M. M. Uma aplicação da abordagem pedagógica 'Movimento do abstrato para o concreto' para o ensino de gênero textual. Revista Solta a Voz, v. 20, n. 1, p. 115-129, 2009.

FERREIRA, M. M. Desafios e implicações de um ensino com foco no desenvolvimento: a pedagogia de V. V. Davydov. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; LIMONIA, S. V. (Ed.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança Goiânia: Editora da PUC-GO, 2011. p. 17-30.

FERREIRA, M. M.; LANTOLF, J. P. A concept-based approach to teaching: writing through genre analysis. In: LANTOLF, J. P.; POEHNER, M. P. (Ed.). Sociocultural theory and the teaching of second languages London: Equinox, 2008. p. 285-320.

FERREIRA, M. M.; SANTOS, C. R. Plágio: concepções e práticas textuais de pós-graduandos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais... Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/visiget/>. Acesso em: 1 fev. 2012.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2001. 333 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG, 2005.

FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. Issues in EAP. In: FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. (Ed.). Research perspectives on English for Academic Purposes Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001. p. 8-24.

FREIRE, M. De reflexões sobre a prática profissional à elaboração de oficinas virtuais de redação. The ESPecialist, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 147-180, 2000.

GARCIA, D. Os diários dialogados eletrônicos no ensino de língua estrangeira. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 17-36, 2004.

GEISLER, C. Academic literacy and the nature of expertise: reading, writing and knowing in academic philosophy. Hillsdale: Lawrence Earlbaum, 1994. 354 p.

GIBBS, W. W. Lost science in the Third World. Scientific American, n. 273, p.76-83, Aug. 1995.

GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola, 2009. 343 p.

GUIRALDELO, G. M.; DAMIÃO, S. M. A escrita em línguas estrangeira e materna em cursos de engenharias: relatos de experiências. The ESPecialist, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 1-16, 2007.

HARWOOD, N. 'We do not seem to have a theory... The theory I present here attempts to fill this gap': Inclusive and exclusive pronouns in academic writing. Applied Linguistics, v. 26, n. 3, p. 343-375, 2005.

HYLAND, K. Directives: argument and engagement in academic writing. Applied Linguistics, v. 23, n. 2, p. 215-239, 2002.

HYLAND, K. Disciplinary interactions: metadiscourse in L2 postgraduate writing. Journal of Second Language Writing v. 13, n. 2, p. 133-151, 2004.

HYLAND, K. As can be seen: lexical bundles and disciplinary variation. English for Specific Purposes, v. 27, n. 1, p. 4-21, 2008.

IVANIC, R. Writing and identity: the discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam: John Benjamins, 1998. 373 p.

JOHNS, A. M. Text, role and context: developing academic literacies. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1997. 171 p.

JOHNS, A. M. An interdisciplinary, interinstitutional, learning communities program: student involvement and student success. In: LEKI, I. (Org.). Academic writing programs (case studies in TESOL Practice) Alexandria, VA: Teachers of English, 2001. p. 61-72.

JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. Students' writing in the university Amsterdam: John Benjamins, 1999. 231 p.

JUZWIK, M. M. et al Writing into 21st century: an overview of research on writing, 1999 to 2004. Written Communication, v. 23, n. 4, p. 451-476, 2006.

KHUWAILEH, A. O efeito do trabalho colaborativo interacional em sala de aula no tratamento dos erros em ensaios acadêmicos. The ESPecialist, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 169-189, 2001.

KNORR-CETINA, K. D. The manufacture of knowledge. Oxford: Pergamon Press, 1981. 189 p.

LAIA, D. P. A escrita como prática pedagógica através das vozes dos alunos: suas crenças sobre o processo e a produção de textos escritos em LE (inglês). 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. The laboratory life. Princeton: Princeton University Press, 1979. 294 p.

LILLIS, T. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001. 196 p.

LILLIS, T.; CURRY, M. J. Academic Writing in a global context London: Routledge, 2010. 203 p.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da infometria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 134140, 1998.

MAN, J. P. et al Why do some countries publish more than others? An international comparison of research funding, English proficiency and publication output in highly ranked general medical journals. European Journal of Epidermiology, n. 19, p. 811-817, 2004.

MARTIN, J. R. Factual writing: exploring and challenging social reality. Oxford: Oxford University Press, 1989. 101 p.

MENEGHINI, R.; MUGNANI, R.; PACKER, A. L. International versus national oriented Brazilian scientific journals: a scientometric analysis based on Scielo and JCR-ISI databases. Scientometrics, v. 69, n. 3, p. 529-538, 2006.

PACKER, A. L.; MENEGHINI, R. Articles with authors affiliated to Brazilian institutions published from 1994 to 2003 with 100 or more citations. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 78, n. 4, p. 841-853, 2006.

PECORARI, D. Plagiarism and international students: how the English- speaking university responds. In: BELCHER, D.; HIRVELA, A. (Ed.). Linking literacies: perspectives on L2 reading-writing connections. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2001. 351 p.

PECORARI, D. Academic writing and plagiarism London: Continuum, 2003. 224 p.

PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. London: Longman, 1994. 365 p.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. 127 p.

SAMRAJ, B. Introductions in research articles: variations across disciplines. English for Specific Purposes, v. 21, p. 1-17, 2002.

SOLERA, D. S. Artigos científicos da área de energia: um estudo sobre seção introdução e a interatividade. 2011. Artigo (Iniciação Científica) - Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SOUZA, L. Ensino da produção escrita em língua estrangeira (inglês) em um curso de línguas: influência da avaliação ou da concepção de escrita do professor? 2002. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2002.

STREET, B. Academic Literacies. In: JONES, C,; TURNER, J.; STREET, B. Students' writing in the university Amsterdam: John Benjanins, 1998. p. 193 227.

STREET, B. Literacy and development: ethnographic perspectives. London: Routledge, 2001. 228 p.

SWALES, J. M. Genre analysis. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990. 260 p.

SWALES, J. M. Research genres. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004. 314 p.

SWALES, J. M.; FEAK, C. B. English in today's research world Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2000. 293 p.

SWALES, J. M.; FEAK, C. B. Academic writing for graduate students Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004. 331 p.

TARDY, C. M. Researching first and second language genre learning: a comparative review and a look ahead. Journal of Second Language Writing, v. 15, n. 1, p.79-101, 2006.

VASCONCELOS, S. M. R.; SORENSON, M. M.; LETA, J. Scientist-friendly policies for non-native English speaking authors; timely and welcome. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 6, p. 743-747, 2007.

VYGOTSKY, L. S. The collected works of L. S. Vygotsky New York: Plenum, 1987. v. 1.

WARSCHAUER, M. The changing global economy and the future of English teaching. Tesol Quaterly, v. 34, n. 3, p. 511-535, 2000.

WOOD, A. International scientific English. In: FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. (Ed.). Research perspectives on English for Academic Purposes Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001. p. 71-83.

ZANINI, M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum, v. 21, n. 1, p. 79-88, 1999.

ZYGMANTAS, J. As implicações do contexto de produção dos textos e sua organização textual na (re)construção de significados. The ESPecialist, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 63-81, 2006.

Downloads

Publicado

18-09-2012