Estirando o tapete vermelho

uma crítica às motivações neoliberais orientadoras da promoção de escolas bilíngues públicas para crianças no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Linguística, Aprendizes jovens, Neoliberalismo

Resumo

No que diz respeito a ser uma criança bilíngue no Brasil, não se trata de qualquer forma de bilinguismo, mas aquela que é valorizada. Apesar de sua caracterização, o inglês é visto como uma mercadoria; frequentemente vendido como a única ferramenta responsável pelo desenvolvimento profissional e sucesso financeiro, mesmo quando se trata de crianças. O argumento central neste artigo é que alguns políticos brasileiros fizeram a coisa certa (i.e., promover o Ensino de Língua Estrangeira, neste caso o Inglês ou o Espanhol, para jovens aprendizes) pelo motivo errado (i.e., acreditando que podem promover o Ensino de Língua Inglesa ou Espanhola agora para garantir o sucesso profissional das crianças no futuro). Para ilustrar esse ponto de vista, são considerados trechos de dois políticos brasileiros, além de excertos de outros atores sociais. À medida que o desenrolar, quatro questões são abordadas: (1) Aos desejos de quem uma sociedade do Sul global responde aos interesses; (2) Coisa certa pelos motivos errados?; (3) Quem pode andar no tapete vermelho?; e (4) Onde o tapete mágico promete nos levar?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDERSON-LEVITT, K. M. The Schoolyard Gate: Schooling and Childhood in Global Perspective. Journal of Social History, Oxford, v. 1, n. 1, p. 987-1006, 2005.

BAPTISTA, L. Colonialidade da linguagem. In.: MATTOS, D. C. V. da S.; SOUSA, C. M. C. L. L. (Ed.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes, 2022, p. 51-58.

BERNSTEIN, K. A.; NOAH, K.; AMEZCUA, A.; MOHAMED, S.; ALVARADO, S. L. Equity/Social Justice, Instrumentalism/Neoliberalism: Dueling Discourses of Dual Language in Principals’ Talk About Their Programs. TESOL Quarterly, Washington, v. 54. n. 3, p. 652-684, 2020.

BRASIL. 2017. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/ CEB 2/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue, HOMOLOGATION IN COURSE. Approved on 9 July 2020.

BROSSI, G. C. Movimentos dialógicos de realização de políticas locais em ação no ensino de inglês com crianças na escola pública. 2022. 329 p. Thesis (PhD. in Language Studies) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

BUSCH, B. The linguistic repertoire revisited. Applied Linguistics, Amsterdam, v. 33, n. 5, p. 503-523, 2012. Available at: https://academic.oup.com/applij/article/33/5/503/170917?login=true. Accessed on: 27 May 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/ams056.

CARDER, M. International School Students: developing their bilingual potential. In: ABELLO-CONTESSE, C.; CHANDLER, P. M.; LÓPEZ-JIMÉNEZ, M. D.; CHACÓN-BELTRÁN, R. (eds.) Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century: building on experience. Canada: Multilingual Matters, 2013, p. 275-298.

CHIAPPA, R.; FINARDI, K. R. Coloniality Prints in Internationalization of Higher Education: The Case of Brazilian and Chilean International Scholarships. SOTL in the South, Lima, v. 5, n. 1, 2021, p. 25-45.

COLE, M. Translanguaging in every classroom. Language Arts, Washington, v. 96, n. 4, p. 244-249, 2019. Available at: https://www.researchgate.net/publication/348443409_Translanguaging_in_Every_Classroom. Accessed on: 28 May 2022.

DE COSTA, P. I. Elite Multilingualism, affect and neoliberalism. Journal of Multilingual and Multicultural Development, New Jersey, v. 40, n. 5, p. 1-8, 2018. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01434632.2018.1543698. Accessed on: 28 May 2022.

GARCÍA, O. Education, multilingualism and translanguaging in the 21st Century. In.: MOHANTY, A. K.; PHILLIPSON, R.; SKUTNABB-KANGAS, T. (eds). Multilingual Education for Social Justice: Globalising the Local. New Deli: Orient BlackSwan, p. 140-58, 2009.

GARCIA, O.; LIN, A. Y. Translanguaging in Bilingual Education. In: GARCÍA, O.; LIN, A.; MAY, S. Bilingual and Multilingual Education, Encyclopedia of Language and Education. Cham: Springer, 2018. DOI: 10.1007/978-3-319-02324-3_9-1.

G1. Bombinhas deve ter 1ª escola pública integral e bilíngue de SC. Published on: 11/15/2018. Available at: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/11/15/bombinhas-deve-ter-1a-escola-publica-integral-e-bilinguede-sc.ghtml. Accessed on: 10 May 2022.

HELLER, M.; DUCHÊNE, D. Pride and Profit: Changing Discourses of Language Capital and Nation-State. In: DUCHÊNE, D; HELLER, M. (ed.). Language in Late Capitalism: Pride and Profit. New York: Routledge, 2012, p. 1- 21.

JORNAL DA USP. Um Brasil de 154 línguas. Published on: 01/10/2022. Available at: https://jornal.usp.br/cultura/um-brasil-de-154-linguas/. Accessed on: 23 May 2022.

JUNDIAÍ CITY HALL. Escola Inovadora: Programa Bilíngue já é realidade na EMEB Joaquim Candelário de Freitas. Published on: April 04, 2022. Available at: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/23/escola-inovadora-programa-bilingue-ja-e-realidade-na-emeb-joaquim-candelario-de-freitas/ Accessed on: 20 May 2022.

KAWACHI-FURLAN, C. J.; MALTA, L. S. Teaching English With Young learners: Possibilities of Critical Language Education. Via Litterae, Inhumas, v. 12, p. 153-170, 2020. Available at: https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/11125 Accessed on: 25 May 2022.

KAWACHI-FURLAN, C. J.; TONELLI, J. R. A. Re(thinking) Critical Language Education with Children And Teacher Education During (and After) Pandemic Times. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 467-496, 2021. Available at: https://www.scielo.br/j/rbla/a/Gmd9TzrfPFRYGRFmymRNtYD/. Accessed on: 25 May 2022.

KYEREKO, D. O; FASS, D. Children, Language, And Access to Schools in The Global South: The Case of Migrants in Gana. Children and Society, London. p. 1- 15, 2021. Available at: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/chso.12454. DOI: https://doi.org/10.1111/chso.12454. Accessed on: 27 May 2022.

LUCENA, M. I. P.; TORRES, A. C. G. Ideologia monolíngue, mercantilização e instrumentalização da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 635-654, 2019.

MADDAMSETTI, J. Exploring an elementary ESL teacher’s emotions and advocacy identity. International Multilingual Research Journal, Washington, v. 15, n. 3, p. 235-252, 2021. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19313152.2021.1883792. Accessed on: 26 May 2022.

MAHLER, A. G. What/Where is the Global South? Global South Studies, Virginia, 2017.

MAZAK, C. Introduction: Theorizing translanguaging practices in higher education: Beyond monolingual ideologies. In.: MAZAK, C.; CAROLL, K. (eds.). Translanguaging in Higher Education: Beyond Monolingual Ideologies. Bristol: Multilingual Matters, p. 1-10, 2017.

MEJÍA, A. M. Bilingual education in Colombia: the teaching and learning of languages and academic content area knowledge. In: ABELLO-CONTESSE, C.; CHANDLER, P. M.; LÓPEZ-JIMÉNEZ, M. D.; CHACÓN- BELTRÁN, R. (ed.). Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century: building on experience. Canada: Multilingual Matters, 2013, p. 42 -57.

MENKEN, K.; GARCÍA, O. Negotiating Language Education Policies: Educators as Policymakers. New York, NY: Routledge, 2010.

MIGNOLO, W. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham, NC: Duke University Press, 2011.

MUÑOZ, C. Starting young – is that it all takes? Babylonia, Switzerland, v. 1, n. 14, p. 22-25, 2014.

ORTEGA, L. SLA and the Study of Equitable Multilingualism. The Modern Language Journal, Washington, v. 103, p. 23-38, 2019.

REDAÇÃO SEC HOJE. Blumenau terá mais sete escolas bilíngues a partir de 2022. Published on: April 11, 2021. Available at: https://schoje.news/2021/11/04/blumenau-tera-mais-sete-escolas-bilingues-a-partir-de-2022-2/. Accessed on: 10 Feb. 2022.

ROCHA, C. H. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. Dissertation (Master in Language Studies) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

ROCHA, C. H. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. Thesis (PhD in Language Studies) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

RINALDI, S. Um relato da formação de professores de espanhol como língua estrangeira para crianças: um olhar sobre o passado, uma análise do presente e caminhos para o futuro. 2006. 177 f. Dissertation (Masters in Education) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SAAVEDRA, C. M.; PÉREZ, M. S. Global South Approaches to Bilingual And Early Childhood Teacher Education: Disrupting Global North Neoliberalism. Policy Futures in Education, London, v. 16, n. 6, p. 749-763, 2018. Available at https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1478210317751271. Accessed on: 28 May 2022.

SAH, P. K. Reproduction of nationalist and neoliberal ideologies in Nepal’s language and literacy policies. Asia Pacific Journal of Education, Japan, v. 41, n. 2, p. 238-252, 2021. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02188791.2020.1751063?journalCode=cape20. Accessed on: 28 May 2022.

SANDEL, M. What’s The Right Thing To Do? New York: Farrar, Strauss & Giroux, 2009.

SAYED, Y.; BADROODIEN, A. Teachers And Social Cohesion in The Global South: Expanding The Notion of Education Quality. Education as Change, Washington, v. 20, n. 3, p. 1-14, 2016. Available at: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1947-94172016000300001 Accessed on: 27 May 2022.

SAYER, P. The hidden curriculum of work in English language education. Neoliberalism and early English programs in public schooling. AILA Review, Australia, v. 32, n. 1, p. 36-63. 2019. Available at: https://doi.org/10.1075/aila.00020.say. Accessed on: 22 May 2022.

SMITH, M. D. Social Reproduction as Language Policy: The Neoliberal Co-option of English in Global Japan. Educational Policy, London, p. 1-27, 2021. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0895904821999840. Accessed on: 27 May 2022.

SOUSA SANTOS, B. Epistemologies of the south: Justice against epistemicide. Boulder, CO: Paradigm Publishers, 2014. p. 1-240.

SOUZA, K. Além do ‘hi, how are you’: mais barato, ensino bilíngue cresce no Brasil. Exame, Negócios, 19 May 2021. Available at: https://exame.com/negocios/alem-do-hi-how-are-you-mais-barato-ensino-bilingue-cresce-no-brasil/. Accessed on: 02 May 2022.

STEIN, S.; ANDREOTTI, V. O.; SUSA, R. Pluralizing Frameworks for Global Ethics in the Internationalization of Higher Education in Canada. Canadian Journal of Higher Education, Alberta, v. 49, n. 1, p. 22-46, 2019. Available at: https://journals.sfu.ca/cjhe/index.php/cjhe/article/view/188244. Accessed on: 22 May 2022.

TONELLI, J. R. A; QUEVEDO-CAMARGO, G. Teaching EFL to Children: Reflections on (Future) Teachers’ Language Assessment Literacy. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, p. 63-91, 2018. Available at https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/9209 Accessed on: 22 May 2022.

TONELLI, J. R. A; KAWACHI-FURLAN, C. J. Perspectivas de professoras de inglês para crianças: (re)planejar, (re)pensar e (trans) formar durante a pandemia (Covid-19). Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 83-96, 2020. Available at https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15654. Accessed on: 22 May 2022.

TONELLI, J. R. A. Do ensino de inglês para crianças à educação linguística em língua inglesa com elas: reflexões teóricas e redirecionamentos epistemológicos sob vozes múltiplas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 62, n. 1, p. 58-73, 2023. Available at: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8670567. Accessed on: 1 Nov. 2023.

WEDIN, Å.; WESSMAN, A. Multilingualism as policy and practices in elementary school: Powerful tools for inclusion of newly arrived pupils. International Electronic Journal of Elementary Education, Oslo, v. 9, n. 4, p. 873-890. 2017.

WINDLE, J. A. ‘Anyone can make it, but there can only be one winner’: modelling neoliberal learning and work on reality television. Critical Studies in Education, New Jersey, v. 51, n. 3, p. 251-263, 2010. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17508487.2010.508783. Accessed on: 27 May 2022.

WINDLE, J. A. Social identity and language ideology: challenging hegemonic visions of English in Brazil. Gragoatá, Niterói, v. 22, n. 42, p. 370-392, 2017. Available at: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33477. Accessed on: 28 May 2022.

WINDLE, J. A. Neoliberalism, imperialism and conservatism: tangled logics of educational inequality in the global South. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, New Jersey, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2019. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01596306.2019.1569878?journalCode=cdis20. Accessed on: 27 May 2022.

WIT, H.; LEAL, F.; UNANGST, L. Internationalization Aimed at Global Social Justice: Brazilian University Initiatives to Integrate Refugees and Displaced Populations. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 567-590, 2020. Available at: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1676-25922020000300567&lng=en&nrm=iso. Accessed on: 28 May 2022.

WOLF, M. K. Assessing Young Language-Minority Students: Validation Challenges and Future Research Directions. Language Assessment Quarterly, New Jersey, v. 17, n. 5, p. 559-567, 2020. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15434303.2020.1826488. Accessed on: 28 May 2022.

WU, M.; LEUNG, G. “It’s not my Chinese”: a teacher and her students disrupting and dismantling conventional notions of ‘Chinese’ through translanguaging in a heritage language classroom. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, London, v. 25, n. 5, p. 1811-1824, 2022. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13670050.2020.1804524. Accessed on: 28 May 2022.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Edição

Seção

Número Temático: Translanguaging and Language Policy in the Global South (Lançamento em 2023)