O papel dos marcadores prosódicos na fluência de leitura / The role of prosodic markers in reading fluency

Authors

  • Alcione de Jesus Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marian dos Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Keywords:

fluência de leitura, leitura e escrita, marcadores prosódicos, reading fluency, reading and writing, prosodic markers.

Abstract

Resumo: A escrita conta com recursos gráficos como marcadores prosódicos gráficos e marcadores prosódicos lexicais que indicam aspectos melódicos e rítmicos para o leitor (CAGLIARI, 2002a, 2002b; CHACON, 1998). O leitor fluente deve necessariamente recuperar, em sua leitura, esses aspectos prosódicos (SHREIBER, 1991; KUHN et al., 2003; BREZNITZ, 2006). Portanto, a prosódia é vista como uma característica que deve ser considerada para constatar a fluência. Nosso objetivo foi caracterizar a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de ensino: leitores do 2º ano de ensino primário, leitores do 2º ano de ensino médio; leitores com nível de graduação, a fim de entender a relação entre a fluência de leitura e questões prosódicas. Preparamos um design experimental, no qual controlamos as frases-alvo sob o impacto de marcadores prosódicos. Preparamos duas condições experimentais: uma para o marcador prosódico lexical “perguntou” e uma para o marcador prosódico lexical “disse”. Através do Praat, medimos os valores da frequência fundamental de todas as sílabas tônicas das frases-alvo e extraímos as curvas melódicas das frases-alvo. Os resultados mostram que a capacidade de recuperar aspectos prosódicos incitados em texto por marcadores prosódicos são diretamente proporcionais aos níveis de escolaridade.

Palavras-chave: fluência de leitura; leitura e escrita; marcadores prosódicos.

Abstract: Writing has graphic resources such as graphic and lexical prosodic markers that indicate melodic and rhythmic aspects to the reader. (CAGLIARI, 2002a, 2002b); CHACON, 1998). The skilled reader must necessarily recover, in her/his reading, these prosodic aspects. Therefore, prosody is seen as a feature that should be considered during reading evaluation in order to check reading fluency. (SHREIBER, 1991; KUHN, 2003 et al.; BREZNITZ, 2006). This paper aims to characterize reading aloud of readers at different levels of education: readers on the 2nd year of primary education, readers on the 2nd year of high school and readers at the college undergraduate level in order to understand the relationship between reading fluency and prosodic issues. An experimental design was set, in which we control target phrases under the impact of prosodic markers. We also prepared two experimental conditions: one for the lexical prosodic marker “asked” and another for the lexical prosodic marker “said”. Through Praat we measured the values of fundamental frequency of all the tonic syllables of the target sentences and extracted the melodic curves of the target phrases. The results show that the ability to recover prosodic aspects brought about in text by prosodic markers is directly proportional to levels of education.

Keywords: reading fluency; reading and writing; prosodic markers.

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Author Biographies

Alcione de Jesus Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Alcione de Jesus Santos

Cursa Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), e Mestrado em Linguística (2016) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Realiza pesquisas em Fonética e Fonologia, mais especificamente estudando a relação entre aspectos prosódicos e fluência e compreensão de leitura.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vera Pacheco
Doutora em Linguística pela Unicamp e Pós-Doutorada pela Unesp/Araraquara.Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários.Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras - Profletras.

Marian dos Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Marian dos Santos Oliveira

Possui Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), área de concentração Fonética e Fonologia, com pesquisa que relaciona síndrome de Down e produção vocálica. É Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005), área de concentração Sociolinguística. Fez graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2001). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB) e do ProfLetras-UESB. Coordena projetos de pesquisa sobre o sistema fonético-fonológico de pessoas com síndrome de Down. Também atua na coordenação do Projeto de Extensão Saber Down Núcleo de Pesquisas e Estudos em em Síndrome de Down.

Published

2019-07-02