Usos argumentativos de “pero” em meios digitais espanhóis

Autores

  • Carolina da Costa Pedro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Talita Storti Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.4.2509-2536

Palavras-chave:

pero, espanhol, argumentação, retórica

Resumo

Neste artigo, pretende-se apresentar uma análise dos usos de pero encontrados em um corpus do espanhol escrito em meios digitais. O aparato teórico-metodológico utilizado é o modelo da Gramática Discursivo-Funcional – GDF (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008). De acordo com a gramática da Real Academia Española (RAE, 2009), pero é uma conjunção coordenativa que relaciona duas orações opostas, que se contrapõem. Do ponto de vista da GDF, essas duas unidades configuram Atos Discursivos em relação desigual, que engendram função retórica Concessão. O falante apresenta um Ato para conceder uma informação a fim de, em seguida, apresentar outro Ato que considera argumentativamente mais relevante. Alguns usos encontrados neste estudo, no entanto, fogem dessa interpretação. O corpus selecionado consiste em dados de blogs extraídos do CORPES (Corpus del Español del Siglo XXI), da Real Academia Española. Verificou-se que pero, além de ser utilizado na camada mais alta do Nível Interpessoal (o Ato Discursivo), introduz Movimentos e ainda enfatiza um Subato anteriormente apresentado, sendo um elemento muito importante do ponto de vista argumentativo.

Publicado

2024-10-06

Edição

Seção

Rhetoric and argumentation in digital interactions: theoretical and methodological contribu

Como Citar

Usos argumentativos de “pero” em meios digitais espanhóis. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 4, p. 2509–2536, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.4.2509-2536. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54527. Acesso em: 17 maio. 2025.

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