Semiótica Social e Multimodalidade pelas lentes de Kress

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1685-1699

Palavras-chave:

semiótica social, multimodalidade, signo motivado, produção de sentidos

Resumo

Este trabalho traz uma discussão sobre Semiótica Social e Multimodalidade. Para tanto, fazemos um levantamento das principais obras que marcam o pensamento de Gunther Kress e colaboradores. Nesse sentido, ao revisitar suas obras, encontramos a presença de formulações teóricas de Michael Halliday (1978) que ancoram a visão sociossemiótica como escolha, interesse, signo motivado, todas funções que norteiam uma visão específica de linguagem e de gramática. No escopo da teoria, encontramos as contribuições do pensamento Kressiano sobre multimodalidade com interesse em explorar as formas de significação moderna. Assim, a partir desses princípios, apresentamos um conjunto de pesquisas que trazem reflexões do seu pensamento para os estudos da linguagem e comunicação.

 

Biografia do Autor

  • Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), São Mateus, Espírito Santo / Brasil

    Possui graduação em Letras, especialização em Língua Inglesa pela PUC-MG (2005), mestre em Linguística do Texto e do Discurso (2009) e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do Grupo de Pesquisa em analise do discurso - NAD- da UFMG, Estudos em Gramática Funcional - da UFOP e líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES

  • Vânia Soares Barbosa, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí / Brasil

    professora adjunto da Universidade Federal do Piauí, lotada na Coordenação de Letras Estrangeiras, membro do Colegiado e do Núcleo Estruturante daquela Coordenação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e interesse em ensino, tecnologia e formação de professores, com pesquisas que tratam de cinema e literatura (tradução intersemiótica e intertextualidade) e, mais recentemente, multimodalidade, multiletramentos, letramento visual e leitura de textos multimodais.

Referências

BARBOSA, V. S. Multimodalidade e letramento visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará, 2017.

BEZEMER, J. KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication. London: Routledge, 2016.

GUALBERTO, C.; KRESS, G. Social Semiotics. In: HOBBS, R.; MIHAILIDIS, P. The International Encyclopedia of Media Literacy. Nova Iorque: Wiley-Blackwell, 2019. p.01-09.

GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v. 35, n.2, p. 1-30, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X2019350205

HODGE, R.; KRESS, G. Language as ideology. London and Boston: Routledge & Kegan Paul, 1979.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G. Discourse Analysis and Education: A Multimodal Social Semiotic Approach. In: ROGERS, R. (ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2nd ed., 2011, p.204 -226.

KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, Cidade, n.28, v.1, p.49–71, 2015. John Benjamins Publishing Company DOI:10.1075/aila.28.03kre

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2021 [2006].

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Multimodality through the lenses of Kress’ Social Semiotics

Como Citar

Semiótica Social e Multimodalidade pelas lentes de Kress. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 1685–1699, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.4.1685-1699. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/55207. Acesso em: 24 dez. 2025.