Social Semiotics
Intersemiotizations of Image Meanings in Visual Design Grammar
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1952-1987Keywords:
Multimodality, Social Semiotics, Discursive GenresAbstract
Neste artigo, objetivamos analisar múltiplos significados semiótico-imagéticos que constroem e/ou representam significados sociais, estabelecem interação e organizam os elementos da composição dos textos, numa malha multimodal, na consideração do contexto. Para atender a esse propósito, ancoramo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Social, numa abordagem multimodal, preconizada por Hodge e Kress (1998), Kress (1997; 2003; 2010), com ênfase nas categorias analíticas da tríade de significados metafuncionais, propostos por Halliday (2014 [1985]) e incorporados pela Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006 [1996]). Metodologicamente, para uma análise qualitativo-interpretativista, o corpus selecionado é composto por um frame da primeira temporada da série nacional “Bom dia, Verônica” (2020), disponível na plataforma streaming Netflix, um meme sobre o príncipe Charles (2022), um cartaz publicitário do Baile da Santinha (2022) e uma charge sobre a espetacularização da violência pela mídia (2023), veiculados no suporte midiático Instagram. Este estudo justifica-se pela necessidade de (re)conhecimento e entendimento da ampliação semântico-pragmática de significados orquestrados no todo social na e pela língua(gem). A partir disso, concluímos que textos construídos por multissemioses são recorrentes na sociedade moderna, para atender a diferentes formas de divulgação, narrando experiências e construindo conceitos; estabelecendo relações interpessoais e organizando as informações.
Downloads
References
BOM DIA, VERÔNICA. Direção: José Henrique Fonseca; Izabel Jaguaribe Rog de Souza. Produção de José Henrique Fonseca; Eduardo Pop; Ilana Casoy; Raphael Montes. São Paulo: Netflix, 2020.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
GUALBERTO, C. L; BRITO, R.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade e Youtube: um estudo de caso sobre projeções de identidade. Texto Digital: Revista de Literatura, Linguística, Educação e Artes, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 6-34, 2021. DOI: 10.5007/1807-9288.2021.e82410
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and texte: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press 1989.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction funcional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M.A.K. Introduction to function grammar. London: E.A, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. London and New York: Routledge, 4th., 2014.
HALLIDAY, M. A.A.K.; MATTHIESSEN, C. M.I. M. An introduction to functional grammar. 3th. London: Hodder Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M.I.M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th. London: Routledge, 2014.
HODGE, R; KRESS, G. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.
KRESS, G. Before writing: rethinking the patchs to literacy. Londres: Routledge, 1997.
KRESS, G. 2003. Literacy in the new media age. London: Routledge.
KRESS, G. Literacy in the New Media Age. Edition published in the Taylor & Francis e-Library, 2005. Disponível em: https://epdf.tips/literacy-in-the-new-media-age-literacies.html.
KRESS, G. Multimodality. A social approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2th. London: Routledge, 2006[1996].
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antonio Chelini, José Paulo Paes e Isidoro Blikstein. São Paulop: Cultrix, 2006.
TODO DIA A MESMA NOITE. Direção: Júlia Rezende; Carol Minêm. Criação de Gustavo Lipsztein; Daniela Arbex. Bagé, Rio Grande do Sul: Netflix, 2023.
VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.