Social Semiotics
Intersemiotizations of Image Meanings in Visual Design Grammar
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1952-1987Keywords:
Multimodality, Social Semiotics, Discursive GenresAbstract
Neste artigo, objetivamos analisar múltiplos significados semiótico-imagéticos que constroem e/ou representam significados sociais, estabelecem interação e organizam os elementos da composição dos textos, numa malha multimodal, na consideração do contexto. Para atender a esse propósito, ancoramo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Social, numa abordagem multimodal, preconizada por Hodge e Kress (1998), Kress (1997; 2003; 2010), com ênfase nas categorias analíticas da tríade de significados metafuncionais, propostos por Halliday (2014 [1985]) e incorporados pela Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2006 [1996]). Metodologicamente, para uma análise qualitativo-interpretativista, o corpus selecionado é composto por um frame da primeira temporada da série nacional “Bom dia, Verônica” (2020), disponível na plataforma streaming Netflix, um meme sobre o príncipe Charles (2022), um cartaz publicitário do Baile da Santinha (2022) e uma charge sobre a espetacularização da violência pela mídia (2023), veiculados no suporte midiático Instagram. Este estudo justifica-se pela necessidade de (re)conhecimento e entendimento da ampliação semântico-pragmática de significados orquestrados no todo social na e pela língua(gem). A partir disso, concluímos que textos construídos por multissemioses são recorrentes na sociedade moderna, para atender a diferentes formas de divulgação, narrando experiências e construindo conceitos; estabelecendo relações interpessoais e organizando as informações.
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