Uma abordagem sociossemiótica para análise de cores em mídias digitais

teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.2009-2065

Palavras-chave:

semiótica social, teoria das cores, gramática do design visual

Resumo

Este artigo visa discutir o estudo da cor a partir da abordagem sociossemiótica. Começando com uma visão geral da abordagem da cor por Gunther Kress e Theo van Leeuwen, na sua Gramática de design visual (2021), conclui-se que os autores baseiam as suas constatações principalmente em pinturas e mídias impressas, o que pode enviesar as categorias em direção aos meios analógicos. Baseado na teoria das cores, principalmente nas contribuições de Rhyne (2017), o artigo argumenta que as análises que partem da semiótica social podem se beneficiar de categorias especializadas para a análise da cor, principalmente para corpora de meios digitais. O artigo introduz uma série de categorias analíticas, tais como a harmonia de cores e o espaço de cor RGB, que são relevantes para compreender como funciona a cor nos espaços digitais. Para demonstrar as categorias aqui apresentadas, são utilizados os softwares gratuitos e de código aberto GIMP e ImageMagick. Eles permitem uma abordagem qualitativa e quantitativa das características distintivas da cor e permitem uma melhor compreensão da complexidade das cores e do seu potencial de significado. Com base nesses procedimentos metodológicos, a abordagem de traços distintivos é revista através das contribuições de Rhyne. Finalmente, como um estudo de caso, as categorias são aplicadas em duas stock images.

Biografia do Autor

  • André de Oliveira Matumoto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo / Brasil

    Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (PPG-FLP/USP). Bacharel em Letras (habilitação linguística/português) pela mesma universidade (2017-2022). Realizou a iniciação científica "A construção multimodal do Brasil nos videogames: diálogos entre a sociossemiótica e a ludologia" (2021-2022) sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-USP), e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (processo nº 2020/13090-1). Tem como principais interesses de pesquisa os jogos eletrônicos, a multimodalidade e o discurso.

  • Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo / Brasil

    Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual.

Referências

BATEMAN, J.; WILDFEUER, J.; HIIPPALA, T. Multimodality: Foundations, Research and Analysis – A Problem-Oriented Introduction. Berlin: De Gruyter Mouton, 2017.

COLOUR vision deficiency (colour blindness). NHS, England, UK, 01 Apr. 2019. Available at: https://www.nhs.uk/conditions/colour-vision-deficiency/#:~:text=It’s%20a%20common%20problem%20that,to%20someone%20with%20normal%20vision. Visited on: 21 Jan. 2023.

GIMP DOCUMENTATION TEAM. GIMP Documentation. GIMP. Available at: https://www.gimp.org/docs/. Visited on: 21 Jan. 2023.

GIMP main page. GIMP, 2023. Available at: https://www.gimp.org/. Visited on: 21 Jan. 2023.

HALLIDAY, M.A.K. Language as Social Semiotic. London: Arnold, 1978.

HERON, P.; CRAMERI, F.; SHEPHARD, G. How rainbow colour maps can distort data and be misleading. The conversation, 06 Oct. 2021. Available at: https://theconversation.com/how-rainbow-colour-maps-can-distort-data-and-be-misleading-167159. Visited on: 21 Jan. 2023.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.

IMAGEMAGICK main page. ImageMagick Studio LLC, 2023. Available at: https://imagemagick.org/index.php. Visited on: 21 Jan. 2023.

INKSCAPE main page. Inkscape, 2023. Available at: https://inkscape.org/. Visited on: 21 Jan. 2023.

JAKOBSON, R.; HALLE, M. Fundamentals of Language. Mouton: The Hague, 1956.

JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing Multimodality. New York: Routledge, 2016.

JOHANNESSEN, C. M.; TVEDE, M. L.; BOESEN, K. C.; HIIPPALA, T. A Corpus-Based Approach to Color, Shape, and Typography in Logos. In: PFLAEGING, J.; WILDFEUER, J.; BATEMAN, J. A. (eds.). Empirical Multimodality Research: Methods, Evaluations, Implications. Berlin/ Boston: De Gruyter, 2021. p. 159–185.

JOHNSON, J.; KARPATHY, A.; FEI-FEI, L. Densecap: Fully convolutional localization networks for dense captioning. In: IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR), 2016, Las Vegas, US. Proceedings […]. Las Vegas, USA: IEEE, p. 4565-4574, DOI: https://doi.org/10.1109/CVPR.2016.494.

JUNCTIONS (username). Optical grey squares orange brown. Wikimedia Commons, 10 Apr. 2007. Available at: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Optical_grey_squares_orange_brown.svg. Visited on: 21 Jan. 2023.

KANDINSKY, W. Concerning the Spiritual in Art. New York: Dover Publications, 1977.

KARPATHY, A.; FEI-FEI, L. Deep visual-semantic alignments for generating image descriptions. In: IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR), 2015, Boston, USA. Proceedings […]. Boston, US: IEEE, p. 3128-3137, DOI: 10.1109/CVPR.2015.7298932.

KINGDON Jonathan. The Kingdon Field Guide to African Mammals. Academic Press: San Diego, California, 1997.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual communication, [S.l], v. 1, n. 3, p. 343-368, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/147035720200100306. Available at: https://www.researchgate.net/publication/237623450_Colour_as_a_Semiotic_Mode_Notes_for_a_Grammar_of_Colour. Visited on: 21 Jan. 2023.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images. Geelong, Australia: Deakin University Press, 1990.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of visual design. 1 ed. London/ New York: Routledge, 1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2 ed. London/ New York: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 3 ed. London/ New York: Routledge, 2021.

MATUMOTO, A. de O. A construção brasilidade em Street Fighter II: uma perspectiva sociossemiótica. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; ARAES, C. R.; CASTANHEIRA, C.; ISOLA-LANZONI, G.; SILVA, L. P. da; MITSUNARI, N. A. S.; DOMINGUES, T. (eds.). Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo, SP: FFLCH/USP, 2022a. p. 109–133. Available at: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/935.

MATUMOTO, A. de O. Sobrevoando a Amazônia: a construção verbo-imagética do Brasil em três jogos shmup. Entrepalavras, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 92–122, 2022b. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-32512.

MATUMOTO, A. de O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Towards a social-semiotic approach to visual analysis of two-dimensional games: a toolkit. Texto Livre, Belo Horizonte, vol. 15, no. 1, p. e39398, 2022a. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39398.

MATUMOTO, A. de O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Uma Proposta Sociossemiótica para a Análise Visual de Jogos Bidimensionais: a construção de significado em Ducktales. Entreletras, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 344–369, 2022b. DOI: https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369.

PAVLIDIS, G. A Brief History of Colour Theory: Foundations of Colour Science. Cham, CH: Springer International Publishing, 2021.

POSSEBON, E. L. A teoria das cores de Goethe hoje. 2009. 168 f. Doutorado em Design e Arquitetura – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. DOI 10.11606/T.16.2009.tde-10052010-144639. Available at: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-10052010-144639/. Accessed on: 13 Jul. 2023.

PSIKYO. Strikers 1945 II. Kyoto, Japan: Psikyo, 1997.

RHYNE, T.-M. Applying color theory to digital media and visualization. Boca Raton: CRC Press, Taylor &Francis Group, 2017.

SARAVANAN, G.; YAMUNA, G.; NANDHINI, S. Real time implementation of RGB to HSV/HSI/HSL and its reverse color space models. In: International Conference on Communication and Signal Processing (ICCSP), 2016, Melmaruvathur, India. Proceedings […]: IEEE, p. 0462-0466, DOI: 10.1109/ICCSP.2016.7754179.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

VAN LEEUWEN, T. The Language of Colour: An Introduction. London: Routledge, 2011.

Video System. Aero Fighters 2 (Sonic Wings 2). Kyoto, Japan: SNK, 1994.

Video System. Sonic Wings Special. Kyoto, Japan: Media Quest/Phoenix, 1996.

VON GOETHE, J. W. Zur Farbenlehre. Tübingen, DE: Cotta, 1810. Available at: https://archive.org/details/gri_c00233125012873531. Accessed on: 13 Jul. 2023.

VON GOETHE, J. W. Goethe’s theory of colours. trans. by Charles Lock Eastlake. London, UK: John Murray, 1840. Available at: https://archive.org/details/goethestheoryco01goetgoog. Accessed on: 13 Jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Multimodality through the lenses of Kress’ Social Semiotics

Como Citar

Uma abordagem sociossemiótica para análise de cores em mídias digitais: teoria e prática. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 2009–2065, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.4.2009-2065. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/55258. Acesso em: 24 dez. 2025.