A “amarelinha” da seleção brasileira
entre o já dito e o ainda por dizer em uma disputa pelos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.32.1.114-141Palavras-chave:
dialogicidade interna do discurso, cotejamento de textos, discurso publicitárioResumo
Em 2022, por conta da Copa do Mundo de Futebol, a marca de cerveja Brahma lançou um filme publicitário, “#Vestindoaamerelinha”, com fins de interditar possíveis efeitos políticos que correlacionassem a camiseta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o tema política. O objetivo deste artigo é refletir sobre o filme publicitário a partir da noção de dialogicidade interna do discurso, de Bakhtin (2015 [1934-1935]). A perspectiva metodológica do trabalho se dá com base no cotejamento de textos (Bakhtin, 2011 [1974]). Os resultados apontam que a estratégia do filme publicitário forja uma desidentificação da “amarelinha” com os valores da direita enquanto interditaria a presença possível de elementos que remetessem à esquerda, como é o caso das cores vermelho ou bordô, das latas da cerveja, já que o filme é todo em preto e branco com destaque exclusivo para as camisetas, que aparecem coloridas.
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