Consciência morfológica
leitura e escrita no primeiro ciclo
DOI :
https://doi.org/10.17851/2237-2083.32.2.578-603Mots-clés :
consciência morfológica, leitura, escrita, compreensão de leitura, idade escolarRésumé
O principal objetivo do estudo consiste em analisar a relação entre a consciência morfológica e a leitura (fluência), a escrita e a compreensão leitora, em crianças com desenvolvimento típico (DT) e com Perturbação de Aprendizagem Específica (PAE). A amostra é constituída por 150 crianças falantes do português europeu (120 com DT e 30 com PAE) do 2º e 4ºanos. A recolha de dados realizou-se através da Grelha de Avaliação da Linguagem-Nível Escolar, Bateria de Avaliação da consciência morfológica, Bateria de Avaliação da Leitura em Português Europeu, uma prova de escrita adaptada e o Teste de Idade de Leitura. Na análise estatística, utilizou-se o Teste U de Mann-Whitney para identificar diferenças significativas entre os dois grupos. Também se recorreu ao teste de Spearman’s para o estudo da correlação entre a consciência morfológica com a leitura e a escrita, e com a compreensão leitora. Verificou-se uma diferença significativa nos resultados da consciência morfológica entre os grupos e ambos os anos. Também se observou uma correlação significativa no desempenho das crianças com DT nas provas de consciência morfológica com a leitura e escrita, assim como entre a consciência morfológica e a compreensão leitora, havendo maior impacto em crianças com PAE. A consciência morfológica facilita a aprendizagem da leitura e da escrita, tanto em crianças com DT como com PAE. Assim, será importante o ensino explicito das regras morfológicas, de modo a utilizarem os significados dos morfemas e como estes se relacionam, permitindo às crianças utilizarem este conhecimento como estratégia para estas competências.
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