A construção do conhecimento fonológico na aquisição da linguagem

Autores/as

  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
  • Ana Ruth Moresco Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.20.2.91-124

Palabras clave:

Aquisição da fonologia, Fonologia do português, Teoria fonológica.

Resumen

Este artigo visa precipuamente a apresentar uma discussão sobreo fenômeno da aquisição da fonologia. Apresenta três grandes focos:(a) um exame do processo da aquisição da fonologia por criançasfalantes nativas do português do Brasil (PB), com a retomada deestudos desenvolvidos no país; (b) a caracterização e a exemplificaçãodo fenômeno da aquisição da linguagem com base em unidadesda fonologia da língua: sílaba, segmento e traços; e (c) a explicitaçãodesse processo de desenvolvimento linguístico à luz de modelosteóricos da área da fonologia.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

A construção do conhecimento fonológico na aquisição da linguagem. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 91–124, 2012. DOI: 10.17851/2237-2083.20.2.91-124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28626. Acesso em: 24 dec. 2025.