“Graças a Deus hoje é segunda-feira”

uma análise crítica do discurso de postagens em uma conta empresarial no Instagram

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17851/2237-2083.33.1.174-194

Mots-clés :

análise crítica do discurso, neoliberalismo, iniciativa privada, extrema-direita, resistências

Résumé

Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa, tem como objeto sete postagens no Instagram, na conta oficial da empresa Havan. O objetivo é investigar se o discurso, de caráter político-ideológico, do proprietário da empresa, assim como de interlocutores com os mesmos vieses, tenta manipular, intimidar e coagir funcionárias(os) ou, se, mesmo com possíveis divergências político-ideológicas, há abertura e liberdade para a expressão de outros modos de ser. O estudo se baseia na perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1989, 2003, 2010, 2019; van Dijk, 2020), com as categorias analíticas de ressalvas, intertextualidade e pressuposições, e no conceito de neoliberalismo (Avelino, 2016; Bazzicalupo, 2017; Fairclough, 2000, 2010; Safatle, 2021). Os resultados depreendidos demonstram que o proprietário da Havan tenta manipular, intimidar e coagir funcionárias(os), assim como não é visto qualquer tipo de abertura e liberdade para expressão de outros modos de ser. Além disso, há a inclusão de outras vozes (interlocutores) com a tentativa de legitimar e universalizar seus discursos anti-ciência/educação, religioso, de felicidade num viés hegemônico de extrema-direita e neoliberal. 

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Publiée

2025-06-18

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“Graças a Deus hoje é segunda-feira”: uma análise crítica do discurso de postagens em uma conta empresarial no Instagram. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 174–194, 2025. DOI: 10.17851/2237-2083.33.1.174-194. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/59605. Acesso em: 24 déc. 2025.