Discursos e ideologias sobre o sujeito surdo
uma análise materialista de redações do Enem (2017)
DOI :
https://doi.org/10.17851/2237-2083.33.1.7-36Mots-clés :
sujeito surdo, AD materialista, enunciadosRésumé
Este artigo se lapida em torno do objetivo de analisar a representação do sujeito surdo em um locus privilegiado de enunciação, a saber, um conjunto de oito (8) redações avaliadas com nota máxima na edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo tema proposto foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Para tanto, partimos, sobretudo, das noções de formação discursiva (FD) e de enunciado no quadro teórico da Análise do Discurso materialista (AD), tal como iniciada pelo filósofo francês M. Pêcheux, com vistas à análise da construção discursiva do surdo em uma sociedade na qual se percebe o constante embate ideológico entre discursos capacitistas substanciados pelo sistema neoliberal, de um lado, e discursos contra-hegemônicos, de outro. A partir de nossa análise, refletimos sobre os enunciados e as FDs a respeito do sujeito surdo brasileiro materializados nos textos de vestibulandos/as que compõem o corpus construído, explicitando as ancoragens das FDs identificadas e os discursos atinentes à imagem do surdo no imaginário social do Brasil. Chamamos atenção, assim, à constituição simbólica e discursiva demarcada neste espaço de enunciação, de modo a contribuir para o debate acerca dos direitos sociais desses sujeitos em uma perspectiva discursiva.
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