Desfazendo dicotomias em torno da metáfora

Autores

  • Heronides Moura

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.179-200

Palavras-chave:

Metáfora, Pensamento, Capacidade cognitiva.

Resumo

Neste artigo, são criticadas duas dicotomias usuais nos estudos das metáforas: as que  põem, de um lado, pensamento x linguagem, e, de outro, palavra x sentença. São apresentados vários argumentos que mostram que essas dicotomias não capturam a natureza das metáforas. Argumenta-se que uma metáfora é construída explorandoos recursos dos dois pólos das duas dicotomias citadas. Com base nesses argumentos, postula-se que a metáfora corresponde a uma capacidade cognitiva mais geral de estabelecer correlações entre domínios distintos, mas que essa capacidade necessita do meio expressivo que é a linguagem para ser posta em uso. Em outros termos, a metáfora construída pelo pensamento se apropria de relações semânticas já existentes no sistema lexical da língua.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Desfazendo dicotomias em torno da metáfora. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 179–200, 2008. DOI: 10.17851/2237-2083.16.1.179-200. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28716. Acesso em: 25 dez. 2025.