Analisando o comportamento de colocações acadêmicas em um corpus de artigos científicos

um estudo dirigido por dados

Autores

  • Paula Tavares Pinto Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Diva Cardoso de Camargo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Talita Serpa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Luciano Franco da Silva Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.29.2.1229-1252

Palavras-chave:

colocações acadêmicas, escrita de artigos científicos, linguística de corpus

Resumo

Autores de vários países têm publicado seus artigos científicos em inglês com o intuito de promover amplamente os resultados de suas pesquisas dentre a comunidade científica internacional. É verdade que, embora estejam cientes da terminologia utilizada no respectivo campo de pesquisa, alguns autores ainda apresentam dificuldade em lidar com certas características da escrita acadêmica, como o uso das colocações. Este artigo apresenta uma discussão sobre traços de sobreuso e subuso de colocações acadêmicas utilizadas por autores brasileiros que têm seus artigos publicados em inglês numa plataforma eletrônica aberta de artigos científicos. Para analisar as colocações utilizadas por estes pesquisadores, compilamos um corpus de 906.000 palavras a partir de oito áreas científicas. As colocações analisadas foram comparadas estatisticamente com as colocações de um corpus acadêmico de inglês que contém textos escritos por autores anglófonos. Os resultados mostraram que há mais traços de subuso que sobreuso de colocações acadêmicas utilizadas pelos pesquisadores e este repertório poderia ser ampliado se fossem destacadas durante cursos de escrita acadêmica em língua inglesa.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

PINTO, P. T.; DE CAMARGO, D. C.; SERPA, T.; DA SILVA, L. F. Analisando o comportamento de colocações acadêmicas em um corpus de artigos científicos: um estudo dirigido por dados. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 1229–1252, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.29.2.1229-1252. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54376. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 29:2 (2021): Corpus Linguistics: Achievements and Challenges