A rede construcional [[para lá de] [X]] no português do século XXI

Autores

  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Vanessa Barbosa de Paula Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.661-699

Palavras-chave:

Rede construcional [[para lá de] [X]], Funcionalismo, construção gramatical, mudança linguística

Resumo

Este artigo levanta, descreve e analisa, em termos formais e funcionais, instâncias dos subesquemas que integram a rede construcional [[para lá de] [X]] no português contemporâneo do Brasil (PB) e de Portugal (PE), mais especificamente do século XXI. Destaca-se a gradiência e os níveis de intersubjetividade distintos que marcam a referida rede. Com base em fundamentos teóricos funcionalistas vinculados à abordagem construcional da gramática, a partir de Traugott e Trousdale (2013), Hilper (2014) e Diessel (2017; 2019), entre outros, a pesquisa, em análise qualiquantitativa, conforme Cunha Lacerda (2016), concentra-se em dados coletados no Corpus do Português/Web Dialetos. Constata-se que, no português do século XXI: a) [[para lá de] [X]] se distribui em diferentes pareamentos de forma e sentido, formando uma rede de construções interconectadas vertical e horizontalmente com base em subesquemas forjados por meio de processos graduais de mudança linguística; b) esse esquema maior distribui-se em quatro subesquemas, e três destes, por sua vez, também são passíveis de subcategorização; c) tal rede construcional apresenta produtividade relativa na língua e demonstra que a gradiência exibida na sincronia atual está associada a contextos de emergência da construção de grau intensivo [[para lá de] [X]], bem como a mudanças que ocorrem pós-construcionalização, incrementando a rede de construções da língua.

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Publicado

2024-10-06

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. R.; DE PAULA, V. B. A rede construcional [[para lá de] [X]] no português do século XXI. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 661–699, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.2.661-699. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54613. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 30:2 (2022): Usage-based models: theory, analysis and teaching practice