Casar x Noivar

uma análise baseada no uso para a construção de ação causada em português brasileiro

Autores

  • Larissa S. Ciríaco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thaís M. M. De Sá Centro Federal de Educação Tecnológica
  • Clarice F. Dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.932-961

Palavras-chave:

construção de ação causada, aspectos funcionais, compatibilização verbo-construção, cenário convencionalizado

Resumo

Neste artigo, investiga-se a ocorrência de um tipo de construção causativa em português brasileiro, e que pode ser exemplificada pela sentença “O pai casou a filha”. Neste trabalho, essa construção será chamada especificamente de ação-causada2, a fim de capturar tanto as semelhanças quanto as diferenças em relação à construção de ação-causada descrita em Santos, Ciríaco e Souza (2019). Embora restrita a poucos verbos, o significado oracional da construção de ação-causada tem se tornado bastante usual em PB. Uma evidência do aumento de situações de uso reais dessa construção vem de redes sociais, em que expressões que estendem o significado de ação causada para novos contextos, como “casando a irmã”, “formando o amigo”, podem ser facilmente observadas. Com base na abordagem baseada no uso da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995, 2006, 2019), este artigo investiga os aspectos funcionais envolvidos na compatibilização entre verbo e construção de ação causada2 em português brasileiro a partir de uma análise de dados de corpora e de redes sociais. Defende-se que essas construções são restritas por um cenário convencionalizado de investimento pessoal, seja ele financeiro, emocional ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-06

Como Citar

S. CIRÍACO, L.; DE SÁ, T. M. M.; DOS SANTOS, C. F. Casar x Noivar: uma análise baseada no uso para a construção de ação causada em português brasileiro. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 932–961, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.2.932-961. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54635. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 30:2 (2022): Usage-based models: theory, analysis and teaching practice