Análise dos conectores “com o objetivo de” e “com o intuito de” à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso

Autores

  • Ivo da Costa do Rosário Universidade Federal Fluminense
  • Brenda da Silva Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.1032-1055

Palavras-chave:

conectores, finalidade, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

Sob o escopo teórico-metodológico da Linguística Funcional Centrada no Uso, o presente trabalho objetiva analisar as principais propriedades morfossintáticas e semântico-pragmáticas das microconstruções conectoras com o objetivo de e com o intuito de. A coleta de dados foi realizada nos corpora de modalidade escrita do português brasileiro contemporâneo, organizados pelo Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional da Gramática e Tradução (NUPACT), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por meio de uma análise prioritariamente qualitativa, os resultados indicam que, apesar de não estarem previstas nas principais gramáticas tradicionais, ambas as microconstruções atuam como conectores que veiculam a noção de finalidade em orações não finitas. Nessas orações, por sua vez, a posição dos conectores implica diferentes valores discursivo-pragmáticos. As microconstruções com o objetivo de e com o intuito de são formadas a partir dos processos de neoanálise e de analogização (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). Além disso, os dados investigados revelam que ambas podem ser consideradas aloconstruções, já que são atestadas em um quadro de variação construcional (cf. PEREK, 2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-06

Como Citar

DO ROSÁRIO, I. da C.; SOUZA, B. da S. Análise dos conectores “com o objetivo de” e “com o intuito de” à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 1032–1055, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.2.1032-1055. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54654. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 30:2 (2022): Usage-based models: theory, analysis and teaching practice