Consciência morfológica

o emprego de sufixos agentivos por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização

Autores

  • Veridiana P. Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.3.1365-1396

Palavras-chave:

aquisição da morfologia, consciência morfológica, sufixos agentivos

Resumo

O foco deste estudo foi a verificação da consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, avaliada por meio da aplicação de uma tarefa de produção dos sufixos agentivos -or, -eiro, -ista. A consciência morfológica é a habilidade de manipulação das menores unidades de sentido de uma língua, os morfemas, e de reflexão sobre essas unidades. O corpus foi obtido por meio de entrevistas com 16 crianças, 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, divididas em dois grupos: Grupo 1, com crianças não alfabetizadas (idade entre 4 e 5 anos); Grupo 2, com crianças em processo de alfabetização (idade entre 6 e 7 anos). A análise voltou-se para a manipulação de morfemas evidenciada pelo emprego de um morfema por outro com o mesmo valor agentivo. Os resultados mostraram o crescimento gradual da capacidade de análise da estrutura morfológica das palavras, condicionado pela idade e pela escolaridade, embora essa habilidade já se mostre presente desde a primeira faixa etária estudada, o que se interpreta como a presença precoce de um nível de consciência morfológica já na idade de 4 anos – desde essa idade as crianças já manipulam sufixos agentivos, formando palavras que não seguem a estrutura convencional da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-06

Como Citar

P. BORGES, V.; MATZENAUER, C. L. B. Consciência morfológica: o emprego de sufixos agentivos por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 1365–1396, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.3.1365-1396. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54667. Acesso em: 21 nov. 2024.