A pluricronotopia da escrita acadêmica na pós-graduação

Autores

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.1.77-102

Palavras-chave:

cronotopo, escrita acadêmica, pós-graduação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a presença de múltiplos cronotopos manifestados no depoimento de alunas de pós-graduação a respeito do processo da escrita de suas dissertações e tese. Com base na teoria bakhtiniana e guiado pela análise metalinguística (BAKHTIN, [1975] 2002; [1924] 2011; VOLOCHÍNOV, [1929] 2017), o trabalho evidencia três cronotopos que constituem e transformam a experiência de se escrever na pós-graduação. Esses apontamentos propõem a perspectiva de que há diversos fatores que colidem com essa atividade linguístico-discursiva, devendo-se tornar pauta conjunta à formação de novos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-10-06

Como Citar

BRAMBILA , G. A pluricronotopia da escrita acadêmica na pós-graduação. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 77–102, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.1.77-102. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54734. Acesso em: 22 nov. 2024.