O Modelo de Nola Pender para promoção da saúde do adolescente

Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.40440

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Adolescente, Modelos de Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a aplicabilidade da teoria de enfermagem de Nola Pender para a promoção da saúde de adolescentes. Metodologia: revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados on-line LILACS, MEDLINE, CINAHL, COCHRANE, EMBASE, e biblioteca SciELO, respondendo a seguinte questão: Qual a aplicabilidade do modelo de promoção da saúde de Nola Pender na atenção aos adolescentes? Resultados: foram selecionados 27 artigos científicos, cujas principais contribuições foram elencadas nas categorias do Modelo de Promoção da Saúde. O estudo possibilitou vislumbrar a complexidade de fatores, que envolvem o itinerário da promoção da saúde do adolescente e a pertinência dessa teoria para a prática de enfermagem. Considerações finais: o Modelo de Nola Pender é prático, dinâmico e relevante, e permite a elaboração do plano de cuidado direcionado à promoção da saúde do adolescente.

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Arquivos adicionais

Publicado

05-06-2023

Como Citar

1.
Santi DB, Nogueira IS, Baldissera VDA. O Modelo de Nola Pender para promoção da saúde do adolescente: Revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 5º de junho de 2023 [citado 6º de dezembro de 2023];27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/40440

Edição

Seção

Revisão