O uso da simulação no ensino da técnica de aspiração de vias aéreas: ensaio clínico randomizado controlado

Autores

  • Patrícia Oliveira Salgado Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Cristiane Chaves Souza Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Pedro Paulo do Prado Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Paula Coelho Balbino Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Luciane Ribeiro Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Luciano Cortês Paiva Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.
  • Nathália Lorena Martins Brombine Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa MG , Brazil, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2018.49658

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Ensaio Clínico, Simulação, Sucção

Resumo

Estudo com o objetivo de avaliar o efeito do uso da simulação no ensino da habilidade de aspiração de vias aéreas inferiores. Trata-se de ensaio clínico controlado randomizado realizado em uma universidade pública federal em outubro de 2016. Amostra de 33 estudantes alocados mediante sorteio aleatório nos grupos intervenção (n=17) e controle (n=16). A intervenção avaliada foi o ensino da técnica de aspiração de vias aéreas inferiores utilizando a simulação (oficinas individuais e debriefing), e o controle foi o ensino da técnica pelo método tradicional (aula expositiva e treinamento em grupo). Os desfechos avaliados foram o conhecimento teórico e prático sobre a habilidade ensinada, cujas pontuações máximas eram, respectivamente, 19 e 29 pontos. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. No conhecimento teórico, a média de acertos do grupo intervenção foi de 15,1 pontos e no grupo-controle foi de 15,5 pontos. Na avaliação prática, a pontuação média no grupo intervenção foi de 22,9 pontos e no grupo-controle foi de 20,8 pontos. Não houve diferença na média de acertos no conhecimento teórico e prático sobre a habilidade ensinada entre os grupos intervenção e controle. Entretanto, alunos que participaram das atividades simuladas relataram mais confiança e segurança no desenvolvimento da técnica em laboratório. Sugere-se a replicação do estudo com amostra maior para comparação dos achados. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-8bsmyz.

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Publicado

10-07-2018

Como Citar

1.
Salgado PO, Souza CC, Prado PP do, Balbino PC, Ribeiro L, Paiva LC, Brombine NLM. O uso da simulação no ensino da técnica de aspiração de vias aéreas: ensaio clínico randomizado controlado. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de julho de 2018 [citado 5º de julho de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49658

Edição

Seção

Pesquisa