Acidentes de trânsito com idosos: demandas e responsabilidades sociais e governamentais
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49690Palavras-chave:
Idoso, Acidentes de Trânsito, Responsabilidade SocialResumo
Reflexão teórica na qual se buscou refletir sobre as demandas e responsabilidades da sociedade e do poder público frente aos altos índices de acidentes de trânsito envolvendo idosos. Percebeu-se que, para a melhor compreensão desse agravo, é preciso necessário que sejam repensadas as transformações inerentes ao processo de envelhecimento e suas influências no indivíduo como pedestre e/ou condutor, bem como a infraestrutura e a logística de trânsito capazes de agravar ou minimizar a vulnerabilidade desse grupo aos acidentes. A sociedade civil e o poder público são responsáveis pela garantia da saúde e da segurança da população, com destaque para os idosos, especialmente em relação à sua mobilidade. Nesse sentido, fazem-se necessários o planejamento e a execução de obras de acessibilidade que respeitem as particularidades da pessoa idosa, bem como a fiscalização e penalização das infrações por parte do poder público. A sociedade civil, por sua vez, tem como grande responsabilidade assumir e cumprir com o papel social na construção de um trânsito sem violência e mais seguro para as pessoas idosas.
Downloads
Referências
Silva MMA, Morais Neto OL, Lima CM, Malta DC, Silva Junior JB. Projeto Vida no Trânsito Project-2010 to 2012: contributions for the Decade of Action for Road Safety 2011-2020 in Brazil. Epidemiol Serv Saúde. 2013[citado em 2017 mar 10];22(3):531-6. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v22n3/v22n3a19.pdf
Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial de envelhecimento e saúde. Genebra: OMS; 2015. [citado em 2017 mar. 10]. Disponível em: http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf
Malta DC, Andrade SSCA, Gomes N, Silva MMA, Morais Neto OL, Reis AAC. et al. Injuries from traffic accidents and use of protection equipment in the Brazilian population, according to a population-based study. Ciênc Saúde Coletiva. 2016[citado em 2017 mar 10];21(2):399-409. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n2/1413-8123-csc-21-02-0399.pdf
Santos AMR, Rodrigues RAP, Diniz MA. Trauma in the elderly caused by traffic accident: integrative review. Rev Esc Enferm USP. 2015[citado em 2017 mar 10];49(1):162-72. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n1/pt_0080-6234-reeusp-49-01-0162.pdf
Carvalho EM, Delani TCO, Ferreira AA. Health care of the elderly in Brazil related to trauma. Rev UNINGÁ. 2014[citado em 2017 mar. 10];20(3):88-93. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20141130_220952.pdf
Boot WR, Stothart C, Charness N. Improving the safety of aging road users: a minireview. Gerontology. 2014[citado em 2017 mar 10];60(1):90-6. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3920283/pdf/nihms521218.pdf
Almeida MHM, Caromano FA, Ribeiro SS, Batista MPP. An orientation program for elderly drivers with an emphasis on self-care practices. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2016[citado em 2017 mar 10];19(2):303-11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n2/1809-9823-rbgg-19-02-00303.pdf
Fatori CO, Leite CF, Souza LAPS, Patrizzi LJ. Dual task and functional mobility of active elderly. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2015[citado em 2017 mar 10];18(1):29-37. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v18n1/1809-9823-rbgg-18-01-00029.pdf
Belanger A, Gagnon S, Stinchcombe A. Crash avoidance in response to challenging driving events: the roles of age, serialization, and driving simulator platform. Accid Anal Prev. 2015[citado em 2017 jan 12];82:199-212. Disponível em: 10.1016/j.aap.2015.04.030
Organização Pan-Americana de Saúde. Segurança de pedestres: manual de segurança viária para gestores e profissionais da área. Brasília: OPAS; 2013. [citado em 2017 mar. 10]. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/79753/7/9789275718117_por.pdf?ua=1
Freitas MG, Bonolo PF, Moraes EN, Machado CJ. Elderly patients attended in emergency health services in Brazil: a study for victims of falls and traffic accidents. Ciênc Saúde Coletiva. 2015[citado em 2017 mar 10];20(3):701-12. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v20n3/pt_1413-8123-csc-20-03-00701.pdf
Mesquita Filho M. Traffic accidents: the visible and invisible consequences to the population health. Rev Espaço Acadêmico. 2012[citado em 2017 mar 10];11(128):148-57. Disponível em: http://docplayer.com.br/17261667-Acidentesde-transito-as-consequencias-visiveis-e-invisiveis-a-saude-da-populacao.html
Magalhães APN. Acidentes de trânsito com adultos e suas consequências após a alta hospitalar [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2014. [citado em 2017 mar. 10]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-15072014-120720/pt-br.php
Pinto LW, Ribeiro AP, Bahia CA, Freitas MG. Urgent and emergency care for pedestrians injured in Brazilian traffic. Ciênc Saúde Coletiva. 2016[citado em 2017 mar 10];21(12):3673-82. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n12/1413-8123-csc-21-12-3673.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.