Lutas simbólicas para implantação da primeira turma de enfermagem da universidade estadual do piauí em teresina - 2002 a 2012

Autores

  • Francisca Aline Amaral da Silva Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina PI , Brasil, Universidade Federal do Piauí - UFP, Departamento de Enfermagem. Teresina, PI - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4931-808X
  • Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina PI , Brasil, Universidade Federal do Piauí - UFP, Departamento de Enfermagem. Teresina, PI - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8233-815X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2019.49722

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Educação Superior, Bacharelado em Enfermagem

Resumo

Objetivos: descrever a criação do curso de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí e analisar as lutas simbólicas de discentes e docentes para sua implantação. Método: trata-se de pesquisa sócio-histórica, com base no pensamento de Pierre Bourdieu. A produção dos dados foi guiada pela história oral temática e ocorreu por meio de entrevistas com cinco participantes e análise documental. Resultados: tem-se que para a criação e implantação do curso de Enfermagem foram desenvolvidas lutas simbólicas de seus agentes sociais, porque inicialmente ocorreu resistência dos coordenadores e alunos anteriormente alocados nesse espaço. Conclusão: as coordenadoras e discentes da Enfermagem buscaram alianças com instâncias superiores na hierarquia da instituição e conquistaram a inserção do curso de Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde. Como resultado, obtiveram ganhos simbólicos e reconhecimento dos seus pares.

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Referências

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Publicado

17-02-2020

Como Citar

1.
Silva FAA da, Nunes BMVT. Lutas simbólicas para implantação da primeira turma de enfermagem da universidade estadual do piauí em teresina - 2002 a 2012. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 17º de fevereiro de 2020 [citado 27º de maio de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49722

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